20180415BragaBoschNuma acção pública, no centro de Braga, o SITE Norte lembrou que os trabalhadores da Bosch Car Multimedia são os construtores do crescimento da empresa e exigem, nessa qualidade, ser valorizados com aumentos salariais dignos, o fim da precariedade e da discriminação e horários de trabalho que permitam a conciliação com a vida pessoal e familiar.
17.4.2018

 

A organização dos horários de trabalho ganhou realce, nesta acção, que decorreu na tarde do passado domingo, dia 15, na Arcada, e onde esteve também a deputada Carla Cruz, do PCP, eleita por aquele distrito.

Num momento em que a modernização dos meios de produção, permite às empresas retirar os trabalhadores das funções mais penosas, repetitivas e monótonas, a Bosch opta por uma estratégia de intensificação da exploração, por via do aumento dos ritmos de trabalho e do tempo de trabalho, acusou o SITE Norte.

Criando um clima de chantagem, a Bosch tem passado a ideia de que um dos turnos fixos acabará, tentando com isso levar os trabalhadores a aceitarem transitar para turnos desumanos, de legalidade ferida e que não lhes permitem conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar.

Trata-se de turnos de rotação muito rápida, em que os trabalhadores ao fim de pouco tempo passam de horário diurno para horário nocturno, uma prática que agrava os problemas de saúde ligados ao trabalho por turnos, que vários estudos têm apontado (desde perturbações gastro-intestinais e problemas com o sono, até ao aumento significativo do risco de desenvolvimento de vários tipos de cancro).

Os trabalhadores reconhecem o crescimento do volume de negócios da empresa, são eles próprios os construtores desse crescimento e exigem que a empresa os valorize com aumentos salariais dignos, o fim da precariedade e da discriminação na empresa, assim como o respeito pela conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, coisa que não tem acontecido, afirma o sindicato.

A realidade que se vive na empresa contrasta com a imagem que a Bosch quer vender ao público.

 

Ver também:
- Informação do SITE Norte à comunicação social
- Trabalhadores da Bosch de Braga denunciam "chantagem" para mudar de turnos (Lusa, no Sapo 24, 15.4.2018)
- Trabalhadores da Bosch de Braga denunciam "chantagem" por parte da empresa (Porto Canal, 15.4.2018)