20160218BoletimFiequimetal

Salários em destaque

22.2.2016 · A exigência de distribuição da riqueza, por via do aumento dos salários, é o tema predominante no número de Fevereiro do boletim Fiequimetal Informa, que está em distribuição nas empresas através da estrutura de cada sindicato filiado, sob o título O Sindicato Informa. A revisão salarial é prioritária nas reivindicações já apresentadas a associações patronais e a empresas.

 - Visualizar boletim online
- Obter cópia do boletim (ficheiro .pdf, 278 KB)

 

 

20150915BoletimFiequimetal

Unidade, acção e luta na hora de votar

21.9.2015 · A luta pela defesa dos direitos e por melhores condições de vida e de trabalho será travada em condições mais favoráveis, se nas próximas eleições legislativas forem derrotados os responsáveis pela realização da política de direita e saírem reforçados aqueles que sempre estiveram ao lado de quem trabalha - salienta-se neste número do «Fiequimetal Informa».
Sob a denominação «O Sindicato Informa», o boletim está em distribuição aos trabalhadores.

- Visualizar boletim online
- Obter cópia do boletim (ficheiro .pdf, 1,2 MB)

 

 

 

fiequimetal-informa

Boletim apela à união e acção

13.10.2014 · No boletim «A Fiequimetal Informa» (esta semana em distribuição nos sectores e empresas, sob o título «O Sindicato Informa») apela-se à união e acção dos trabalhadores, por melhores condições de vida e de trabalho, de forma a conquistar em cada empresa aquilo que as associações patronais não querem negociar na contratação colectiva.
Neste número, o destaque é dado aos objectivos reivindicativos aprovados pela Direcção Nacional da Fiequimetal para 2015, colocando à cabeça a exigência de aumento real dos salários.
Refere-se ainda a importância dos acordos assinados com a Apifarma (indústria farmacêutica) e o Grupo EDP (publicado no dia 8).


- Visualizar boletim online
- Obter cópia do boletim (ficheiro .pdf, 1,84 MB)

 

boletim-mineiros

Boletim do sector mineiro

16.5.2014 · Nesta edição especial do boletim «O sindicato informa», o STIM defende que os recursos mineiros sejam postos ao serviço do povo e do País e destaca a luta por melhores condições, em desenvolvimento nas minas da Panasqueira, de Neves-Corvo, de Aljustrel e de Loulé.
O boletim está em distribuição nas empresas do sector, através da estrutura de delegados e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, filiado na Fiequimetal e na CGTP-IN.

 

 

- Visualizar boletim online
- Obter cópia do boletim (ficheiro .pdf, 3,78 MB)

 

fiequimetal-informaSalários melhores em foco no boletim

8.5.2014 · O número de Maio do boletim «A Fiequimetal informa» é dedicado ao tema dos salários e da sua melhoria, como imperiosa necessidade dos trabalhadores e como factor de dinamização da economia. Destaca-se uma lista de empresas onde foram conquistados aumentos e recusa-se o argumento da crise como fundamento para não valorizar o trabalho.
Em quatro páginas, nota-se que, se os baixos salários fossem remédio para a crise, Portugal estaria com nível de desenvolvimento acima da Alemanha, e destaca-se que as grandes fortunas estão a apropriar-se do roubo nos salários dos trabalhadores.
É feito apelo a que prossiga a luta por um salário digno e devidamente actualizado, particularmente em torno do imediato aumento do salário mínimo nacional para 515 euros (um euro por dia).

- Visualizar boletim online
- Obter cópia do boletim (ficheiro .pdf, 2,58 MB)

 

boletim-novembroDia 26 estamos na luta

20.11.2013 · O Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta, que a CGTP-IN convocou para 26 de Novembro, tem especial destaque na edição de Novembro do boletim da Fiequimetal. Publica-se o pré-aviso de greve para os nossos sectores e mostra-se como o Orçamento do Estado para 2014 é inimigo da economia, dos trabalhadores e do País.
No boletim «A Fiequimetal Informa» - que, através dos sindicatos filiados, está a ser distribuído nos locais de trabalho como «O Sindicato Informa» - recorda-se ainda alguns dos desastrosos números que resultam da política prosseguida pelo actual Governo (e pelo seu antecessor).

 

- Boletim informativo de Novembro (ficheiro .pdf 2.5MB)

 

boletim-setembro2013Salários, luta e eleições no boletim

20.9.2013 · Está em distribuição, através da estrutura dos sindicatos, a edição de Setembro do boletim A Fiequimetal Informa (também denominado O Sindicato Informa). Em breves quatro páginas, salienta-se como é imperativo o aumento dos salários, faz-se apelo ao prosseguimento da luta dos trabalhadores e defende-se que o voto, no dia 29, seja usado para dar continuação a essa luta.
A federação e os sindicatos mobilizam os trabalhadores para voltar à rua, numa grande jornada nacional, a 19 de Outubro, convocada pela CGTP-IN.
Refere-se ainda a acção programada para dia 8 de Outubro, em defesa do sector produtivo e do sector empresarial do Estado.
Denunciando o crescimento das grandes fortunas, em contraste com a «austeridade» imposta aos trabalhadores e ao povo, apela-se à apresentação de reivindicações nas empresas, para conquistar aumentos salariais.
Na hora de votar, é preciso pensar qual o voto que melhor serve a quem trabalha - este é uma alerta deixado a propósito das próximas eleições autárquicas.

- Boletim «Fiequimetal Informa» (ficheiro .pdf, 1.7MB)

 

boletim-grevegeralTodas as razões para a greve geral

14.6.2013 · «Esta luta é de todos», salienta a Fiequimetal, no boletim especial dedicado à greve geral de dia 27, que está em distribuição através dos sindicatos. No boletim reproduz-se o pré-aviso de greve para as indústrias metalúrgicas, químicas, eléctricas, farmacêutica, celulose, papel, gráfica, imprensa, energia e minas, que reforça os motivos gerais, contidos na declaração de greve geral da CGTP-IN.
Contra a exploração e o empobrecimento, pela demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas, o pré-aviso da federação foi publicado no dia 11, num jornal nacional. Subscrevendo todos os objectivos gerais, a Fiequimetal acrescenta ainda as exigências de:
- uma política de desenvolvimento industrial que, conjugada com o aumento do poder de compra, promova a criação de emprego;
- aumento dos salários;
- defesa dos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores;
- combate à precariedade, pelo emprego e melhores condições de trabalho;
- negociação da contratação colectiva e respeito pelos direitos individuais e colectivos dos trabalhadores.

No boletim são recordadas algumas normas legais que regulam o exercício do direito à greve, garantido a todos os trabalhadores pela Constituição.

- Boletim «Fiequimetal Informa» (ficheiro .pdf, 1.7MB)

 

boletim-janeiroTodos nas ruas dia 16

25.1.2013 · O boletim da Fiequimetal, que está em distribuição através dos sindicatos, faz um forte apelo à participação dos trabalhadores na manifestação nacional que a CGTP-IN convocou para 16 de Fevereiro, com expressão em todos os distritos e nas regiões autónomas.
O boletim, que os sindicatos filiados distribuem sob a denominação comum O Sindicato Informa, dá ainda destaque à luta por melhores salários, contra a austeridade, contra o trabalho extraordinário à borla. Alerta ainda contra a armadilha do pagamento de subsídios em duodécimos e apela à subscrição da petição em defesa das funções sociais do Estado.

- Boletim informativo de Janeiro (ficheiro .pdf 3.3MB)

 

 

boletim-setembroTodos chamados à luta

18.9.2012 · A indignação e a revolta devem ser transformadas em protesto e luta, para pôr fim ao roubo a quem trabalha, romper com esta política e este sistema, contribuiu para a mudança de rumo. No número de Setembro do Fiequimetal Informa, estes objectivos são apontados como razões que chamam todos a unirem esforços e a lutarem, com especial atenção à grande jornada de dia 29, no Terreiro do Paço.
As «medidas de austeridade», aquilo que com a sua concretização perderiam os trabalhadores, as PME e a população, a par do que ganhariam os grandes grupos económicos e financeiros, é um assunto com destaque no boletim informativo da federação, que os sindicatos filiados distribuem sob a denominação comum O Sindicato Informa.
Merecem igualmente relevo a luta contra as privatizações, a fundamentação da exigência de aumento real dos salários e a oposição de milhares de trabalhadores à redução do pagamento do trabalho suplementar.
O apelo ao reforço da organização sindical, ao alargamento da luta reivindicativa e à intensificação do movimento de protesto pela mudança são justificados com afirmação de que ainda estamos a tempo de acabar com esta política e este Governo, antes que este Governo e esta política acabem com o País.

- Boletim informativo de Setembro (ficheiro .pdf 3MB)

 

boletim-julhoDefender os direitos mesmo com nova lei

16.7.2012 · Apesar das alterações à legislação laboral terem sido promulgadas por Cavaco Silva e entrarem em vigor a 1 de Agosto, o processo não está acabado e é possível defender os direitos dos trabalhadores - destaca-se no número de Julho do Fiequimetal Informa. Enquanto a lei não for declarada inconstitucional, têm de ser os trabalhadores a impedir os objectivos patronais, através da luta. Este será o caminho a seguir, independentemente da decisão do Tribunal Constitucional.
A resistência à alteração do Código do Trabalho, com unidade, firmeza e determinação, é o tema exclusivo desta edição do boletim informativo da federação, que os sindicatos filiados estão a distribuir sob a denominação comum O Sindicato Informa.
Salienta-se que os patrões não são obrigados a reduzir quaisquer direitos e exige-se que cada entidade patronal seja responsabilizada pelos seus actos no que toca a «bancos de horas», trabalho suplementar, feriados e majoração de férias, indemnizações por despedimento.
A falta de resposta das associações patronais vai levar a que se multiplique nas empresas a reivindicação de uma actualização salarial nunca inferior a 35 euros, com efeitos a Janeiro de 2012 - avisa ainda a Fiequimetal.

- Boletim informativo de Julho (ficheiro .pdf 2.8MB)

 

boletim-junhoBoletim de Junho apela à luta

6.6.2012 · Desenvolver as lutas nas empresas e mobilizar os trabalhadores para as grandes manifestações que a CGTP-IN vai realizar nos próximos sábados, dias 9 e 16, no Porto e em Lisboa, é a mensagem que sobressai nesta edição do Fiequimetal Informa.
No boletim informativo de Junho, que os sindicatos estão a distribuir sob a denominação comum O Sindicato Informa, merecem destaque as lutas dos trabalhadores das empresas do sector empresarial do Estado, contra o roubo dos salários e direitos, bem como a luta de todos por uma urgente actualização salarial.
A par destes objectivos, afirma-se a confiança em que a alteração gravosa da legislação laboral será derrotada.

 

- Boletim informativo de Junho (ficheiro .pdf 3.4MB)

 

boletim-marcoConfiança mobiliza para a greve geral

6.3.2012 · A valorização da grandiosa manifestação nacional de 11 de Fevereiro, com forte participação de trabalhadores dos sectores abrangidos pela Fiequimetal, destaca-se no boletim informativo que a federação e os sindicatos estão a distribuir. O sucesso das lutas desenvolvidas dá ânimo para as novas batalhas, com destaque para a greve geral de dia 22, e dá confiança em que o pacote da exploração e do empobrecimento será derrotado.
No documento, a greve geral que a CGTP-IN convocou para 22 de Março é referida como resposta imediata à proposta de alteração das leis laborais, que o Governo apresentou no Parlamento e que significa mais um roubo nos salários, no emprego e nos direitos.
São indicadas, uma a uma, as mais graves alterações que estão incluídas no pacote. O processo legislativo pode ser acompanhado no sítio da Assembleia da República. Aqui pode também ser obtido o texto integral da Proposta de Lei 46/XII, que se encontra em apreciação pública até de 19 Março.
No boletim reafirma-se que outro rumo é possível, e são recordadas propostas e reivindicações da CGTP-IN.

- Boletim informativo de apelo à greve geral (ficheiro .pdf 3MB)

 

boletimjan26A luta derrotou a «meia hora»

26.1.2012 · Com a luta derrotámos a meia hora, com a luta alcançaremos outras vitórias - proclamam a Fiequimetal e os sindicatos, no boletim informativo em que se apela à participação na grande manifestação nacional de 11 de Fevereiro.
No boletim salienta-se que o «acordo» de agressão aos trabalhadores, assinado na «concertação» pelos mesmos de sempre, constitui um autêntico banquete para os patrões e um retrocesso para os trabalhadores e as suas famílias. Mas este «acordo» ainda não é lei e também será derrotado com a resistência e a luta dos trabalhadores.

 

- Boletim informativo de apelo à manifestação de 11 de Fevereiro (ficheiro .pdf 3MB)

 

 

boletimJan2012Seis passos imediatos para impedir o trabalho forçado

6.1.2012 · No boletim informativo de Janeiro, editado pela Fiequimetal e pelos sindicatos, apela-se a uma acção de resistência colectiva ao aumento do horário de trabalho. São apontados seis passos concretos, que todos os trabalhadores devem dar no imediato.
O Governo e o patronato têm em curso uma violenta campanha para tentarem impor o aumento do horário de trabalho. Esta intenção nada tem a ver com a crise, que apenas é um pretexto, e representaria um grave retrocesso, com o qual só o patrão ficaria a ganhar com o produto do trabalho gratuito. Para impedir o roubo de 23 dias de trabalho por ano, o caminho é a unidade, em torno dos sindicatos, e a luta nas empresas e nas ruas.


- A Fiequimetal Informa Jan/2012