20191129congressoTerminado o 4.º Congresso da Fiequimetal, que se realizou durante o dia de ontem no Cineteatro São João, em Palmela, deixamos aqui o convite para o ver ou rever, na gravação da transmissão que foi feita em directo na Internet.
30.11.2019

 

Em breve serão publicados documentos, uma notícia desenvolvida sobre o congresso e algumas fotos.

Cerca de 300 delegados apreciaram a actividade sindical no período decorrido desde o congresso anterior, em 2015, em Estarreja. Discutiram e aprovaram por unanimidade e aclamação o Programa de Acção para os próximos quatro anos e elegeram a Direcção Nacional da federação para um mandato até 2023.

No congresso participou uma delegação da CGTP-IN, integrando o Secretário-geral, Arménio Carlos, que interveio no encerramento dos trabalhos.

Sob o lema «Unidade e luta, valorizar os trabalhadores», o congresso teve a sua atenção focada na intervenção sindical para defesa dos interesses, direitos e justas aspirações de quem vive da venda da sua força de trabalho nas empresas das indústrias metalúrgicas, químicas, eléctricas, farmacêutica, celulose, papel, gráfica, imprensa, energia e minas.

Para assistir ao congresso deslocaram-se a Portugal dirigentes de organizações sindicais congéneres de diversos países e de organizações internacionais de que a Fiequimetal faz parte, como a IndustriAll.

Com a participação dos convidados estrangeiros e de dirigentes da federação e dos seus sindicatos, decorreu em Setúbal, no dia 28, um encontro internacional que teve como temas «Indústria 4.0» e «Transição energética», subordinados à defesa do emprego, dos direitos dos trabalhadores e da soberania dos países.


- Sessão da manhã (parte I)



- Sessão da manhã (parte II) e saudações de convidados estrangeiros



- Sessão da tarde




- Canal do Congresso no Youtube