Os sindicatos da Fiequimetal vão iniciar uma ronda de contactos e plenários, a fim de aferir a opinião dos trabalhadores sobre as negociações salariais e a posição da administração, que nada mudou, na primeira reunião realizada depois dos «Encontros 2020».
12.2.2020
Na reunião negocial de hoje, os representantes patronais não apresentaram qualquer alteração à proposta feita no dia 4 e que se traduz em mais 4 a 12 euros por mês.
Na informação sindical em distribuição nos locais de trabalho, assinala-se que esta foi a primeira reunião desde os «Encontros EDP 2020», onde foi vendida a excelência da gestão.
Ora, vinda de uma administração que se diz de excelência, de progresso e aumento da capacidade de gerar valor para os accionistas, esta é uma proposta miserável.
A comissão negociadora sindical (CNS) da Fiequimetal reitera a necessidade de valorizar os trabalhadores, pois são eles os produtores da riqueza que a administração tão efusivamente apregoa que vai distribuir aos accionistas sob a forma de dividendos.
Nesta reunião, a CNS/Fiequimetal entendeu não haver condições para alterar a sua proposta, tendo em conta que os valores apresentados pela administração não permitem a merecida valorização e, ao invés disso, levam os salários a ficarem cada vez mais esmagados.
«Encontros» suscitam protesto
A CNS/Fiequimetal apresentou nesta reunião o seu protesto pelo conteúdo dos «Encontros 2020».
Por um lado, mereceu protesto a forma como foi tratada uma colega pelo «comediante» contratado.
Por outro lado, a posição dos representantes dos trabalhadores foi suscitada pelo desvalorização que foi feita, por parte do Dr. António Mexia, relativamente à contratação coletiva e ao papel dos sindicatos.
Por fim, foi paradigmático que os administradores que usaram da palavra não tenham praticamente falado de trabalhadores nem da sua valorização, mas tão somente do valor a acrescentar para entregar aos accionistas.
Ver também
- Informação N.º 5, sobre a reunião de 12.02.2020
- «Estamos desencontrados!» (folheto distribuído à entrada para os «Encontros EDP 2020»
- Informação N.º 4, sobre a reunião de 4.02.2020
- Informação N.º 3, sobre a reunião de 29.01.2020
- Informação N.º 2, sobre a reunião de 22.01.2020
- Informação N.º 1, com proposta de tabela salarial para 2020