Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20200305Ourives monumento GondomarNas negociações com a associação patronal APIO, os trabalhadores da indústria de ourivesaria conquistaram 130 euros de aumento do seu rendimento mensal. Os novos valores têm efeito a 1 de Fevereiro.
6.3.2020


O acordo de revisão da tabela salarial foi estabelecido após negociações entre a associação patronal e a comissão negociadora da Fiequimetal, como se refere num comunicado em distribuição nas empresas do sector.

O valor acordado, não sendo o proposto inicialmente pela federação, representa um aumento médio de 3,31 por cento na tabela salarial.

A inclusão do subsídio de refeição no contrato colectivo de trabalho, de forma a abranger todos os trabalhadores, representa mais um importante avanço alcançado nestas negociações. Também resultou do processo negocial de 2019 e dos compromissos assumidos para 2020. Na Cláusula 14-A do CCT ficou consagrada a atribuição do subsídio de refeição, cujo valor em 2020 será de 4,77 euros, representando cerca de 105 euros mensais para cada trabalhador.

Com a combinação deste e do acordo alcançado para as tabelas salariais deste ano, os trabalhadores vêm o seu rendimento aumentar cerca de 130,00 euros, refere-se no comunicado.

O restante clausulado do CCT não sofreu qualquer alteração, mantendo-se assim em vigor todos os direitos nele estabelecidos.

Foi assumido pela APIO o compromisso de, em 2021, negociar a redução do horário de trabalho e o aumento da rretribuição do trabalho extraordinário.

Ao divulgar as remunerações mínimas mensais para 2020, a federação relembra que se trata de valores mínimos, não havendo nada que impeça as empresas de pagarem acima desta tabela.


Ver também
- Comunicado aos trabalhadores do sector de ourivesaria (incluindo tabela salarial)

 

Subscrever notícias (mailing list)