Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20200317PanasqueiraBarroca arquivoOs trabalhadores da Beralt Tin and Wolfram (Portugal) exigiram hoje resposta positiva ao caderno reivindicativo e cumprimento das orientações da Direcção-Geral da Saúde.
A insuficiente proposta salarial da concessionária das minas da Panasqueira pode levar à greve.
17.3.2020

 

O plenário geral, realizado em duas sessões, para ter a participação dos trabalhadores dos dois turnos, aprovou uma resolução a mandatar o STIM para, em momento oportuno, emitir um pré-aviso de greve, caso não seja satisfatório o resultado de uma reunião a marcar com a administração.

O sindicato ficou igualmente mandatado no sentido de diligenciar, junto das entidades competentes, para que sejam adoptadas na empresa todas as medidas de prevenção e protecção dos trabalhadores e suas famílias, recomendadas pelas entidades oficiais, face à pandemia de COVID-19.

O plenário foi convocado depois de a empresa do grupo canadiano Almonty ter alterado a sua proposta salarial em uma décima de ponto percentual, para um por cento, o que representaria 25 cêntimos por dia para a maioria dos trabalhadores.

Na semana passada, em resposta a uma tentativa patronal de impedir o plenário, a pretexto dos riscos sanitários, o STIM esclareceu os motivos por que não iria ceder e mantinha a reunião dos trabalhadores.

 

Ver também
- Resolução do plenário
- Comunicado sobre negociações
- Ofício confirmando o plenário

 

Subscrever notícias (mailing list)