20200507Thyssenkrupp elevadores arquivoOs sindicatos da Fiequimetal iniciaram ontem um conjunto de plenários de trabalhadores na Thyssenkrupp Elevadores, afirmando que os direitos não estão confinados, para debater o caderno reivindicativo e a acção por melhores condições salariais e direitos.
7.1.2021

 

A Comissão Intersindical (SIESI, SITE Norte, SITE Centro-Norte e SITE CSRA) convocou plenários, em locais de trabalho de vários distritos e das regiões autónomas, cumprindo todas as normas de saúde e protecção. O último está agendado para 9 de Fevereiro (calendário no comunicado de 4 de Janeiro).

Em Dezembro, a Comissão Intersindical da Thyssenkrupp Elevadores destacou que os direitos dos trabalhadores não estão, de forma alguma, suspensos, apesar dos sucessivos estados de emergência.

Nesse comunicado, destacou-se o esclarecimento de que a tolerância de ponto a 24 e 31 de Dezembro é um direito negociado e acordado com a direcção da empresa em 2014. Assim, não deveria haver margem para dúvidas no seu cumprimento.

 

Melhores condições em 2021

Em 2021 a luta continua, para dar força à reivindicação de melhores condições salariais e direitos, sublinha a Comissão Intersindical.

Tendo em consideração o acordo assinado em 2019 para as rubricas salariais (salário-base, subsídio de alimentação, diuturnidades, subsídio de função), foi enviado à direcção da empresa o Caderno Reivindicativo para negociação das restantes matérias.

Continuará a aumentar a exigência de que todos os trabalhadores tenham condições de trabalho e EPI adequados. Para todos, sem excepção, a prioridade na área da Segurança e Saúde no Trabalho deverá ser a prevenção de acidentes e do contágio da COVID-19.

O teletrabalho está regulado no Código do Trabalho. Não cabe aos trabalhadores financiarem os custos de telecomunicações e energia. O teletrabalho não pode servir para retirar direitos nem remunerações.

Há que assegurar o respeito pelos trabalhadores, sem aceitar nenhuma forma de pressão, directa ou indirecta, que ponha em causa os direitos ou a relação de trabalho.

 

Ver também
- Calendário dos plenários
- Comunicado da Comissão Intersindical
- Na Thyssenkrupp Elevadores acordados salários melhores (28.6.2019)