Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20201202Minas Panasqueira arquivoOs trabalhadores da Beralt Tin & Wolfram (Portugal), concessionária das Minas da Panasqueira, decidiram fazer greves de duas horas diárias, entre 26 de Abril e 8 de Maio, mostrando assim a sua condenação das respostas vergonhosas da administração ao Caderno Reivindicativo.
9.4.2021

 


De acordo com a decisão tomada em plenário, realizado no dia 7 (em duas sessões), o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira apresentou já o pré-aviso de greve.

Além das duas horas diárias, para todos os trabalhadores, a greve abrange ainda todo o trabalho suplementar, igualmente entre os dias 26 de Abril e 8 de Maio.

 

Nem uma carcaça!

Em comunicado aos trabalhadores, o STIM refere que a BTW(P) propõe 0,5 por cento para a actualização salarial, o que, para os salários mais baixos, representa cerca de 11 cêntimos por dia, ou seja, não dá para comprar uma carcaça!

Nos últimos sete anos os salários dos trabalhadores já perderam cerca de 100 euros face à evolução do salário mínimo nacional. Na negociação das reivindicações é preciso inverter este caminho, defende o STIM, salientando que a empresa, do Grupo Almonty, tem claramente condições para satisfazer as justas reivindicações dos trabalhadores, até porque se prepara para investimentos noutras regiões do País.

No comunicado considera-se que as respostas da administração às propostas dos trabalhadores são absolutamente vergonhosas, pois não têm em conta a melhoria das péssimas condições de trabalho e também não permitem uma melhoria das condições de vida daqueles que, diariamente, com o seu esforço empenhado, põem o melhor das suas capacidades ao serviço da empresa, muitas vezes colocando em risco a sua saúde e a sua própria vida.

 

Ver também
- Comunicado aos trabalhadores da BTW(P)
- Resolução do plenário (com quadro comparativo das remunerações face ao salário mínimo nacional)
- Pré-aviso de greve (com os respectivos horários)

 

Subscrever notícias (mailing list)