Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

REN SALARIOS2021A Fiequimetal não aceita que a administração da REN tenha dado por encerradas as negociações salariais e considera que a actualização aplicada por acto de gestão é vergonhosa. Foi iniciado o processo para requerer a passagem à fase de conciliação.
9.6.2021

 

Num comunicado aos trabalhadores das empresas do Grupo REN, sobre a última reunião plenária (dia 2), informa-se que a comissão negociadora sindical liderada pela Fiequimetal apresentou uma alteração à sua proposta inicial, procurando alcançar um acordo para a tabela salarial de 2021 que permitisse uma real valorização dos salários.

Houve de seguida várias reuniões bilaterais, mas os representantes da administração não apresentaram melhor que 0,5 por cento de actualização, com um aumento mínimo de apenas 16 euros.

Na verdade, este acto de gestão não representa um aumento salarial, porque fica longe de repor os ganhos de produtividade e parte dos lucros, numa empresa que teve resultados positivos de 109,2 milhões de euros.

É inaceitável que a administração pretenda despender, com as actualizações dos salários, apenas cerca de 250 mil euros e, ao mesmo tempo, queira iludir os trabalhadores com 200 mil euros em prémios. Então porque não incrementar o aumento na tabela salarial com o valor destinado ao prémio?

Os sindicatos da Fiequimetal consideram o aumento insuficiente e propuseram um aumento mínimo de 25 euros para cada trabalhador e o aumento das férias em mais um dia.

A Fiequimetal repudiou a atitude de prepotência da administração e admite que, além de requerer a intervenção do Ministério do Trabalho (DGERT), possa ser equacionado o recurso a acções de luta.

 

Dividendos: 19 – Salários: 1

Em 2020, o total das despesas da REN com os salários dos trabalhadores foi de um pouco menos de seis milhões de euros, enquanto aos accionistas foram distribuídos, sob a forma de dividendos, mais de 114 milhões, ou seja, 19 vezes mais.
No comunicado esta disparidade é considerada uma vergonha, até porque, como antes a federação tinha já sublinhado, o valor entregue aos accionistas está cinco milhões de euros acima dos resultados obtidos no ano passado.


Ver também
- Informação N.º 5 (revisão salarial) aos trabalhadores das empresas do Grupo REN (2.6.2021)
- Negociação na REN começou tarde e com fraca proposta (22.4.2021)
- Informação N.º 4 (28.5.2021)
- Informação N.º 3 (7.5.2021)
- Informação N.º 2 (26.4.2021)

 

Subscrever notícias (mailing list)