20150320EfacecOs trabalhadores da Efacec, da Jado Ibéria, da Renault Cacia, da LBC Tanquipor e da Lisnave Yards não aceitam a recusa patronal de aumentos salariais justos e tomam o caminho da luta, unidos e organizados nos sindicatos da Fiequimetal.
23.3.2015


No âmbito do SITE Norte, desde a passada quarta-feira, dia 18, os trabalhadores do Grupo Efacec, na Arroteia e na Maia, desenvolvem uma luta com duas horas diárias de greve, com elevada adesão, para que a administração corresponda às suas pretensões de aumentos salariais e reconhecimento profissional, com reprovação de qualquer tipo de avaliação de desempenho e desenvolvimento, entre outras.
Hoje, pelas 8h15, os trabalhadores em greve voltam a concentrar-se à entrada da empresa. Nova greve está marcada para dia 25, quarta-feira.

Na Jado Ibéria, em Braga, os trabalhadores aprovaram avançar para uma greve de uma hora por dia, das 11 às 12 horas, nos dias 1, 2, 7, 8, 9 e 10 de Abril, porque não estão de acordo com a actualização salarial efectuada pela empresa: 0,7 por cento, a partir de Janeiro e 0,3 por cento, a partir de Junho.

No sector químico, no âmbito do SITE Sul, os trabalhadores da LBC Tanquipor, no Barreiro, decidiram fazer greve a 27, 30 e 31 de Março, 1 e 2 de Abril, com paralisações de quatro horas por dia, na laboração contínua, na laboração de dois turnos e no horário geral. A luta é pelo aumento dos salários e restantes matérias constantes do caderno reivindicativo.

Na Lisnave Yards, na Mitrena (Setúbal), está marcada greve de uma hora e meia para dias 25 e 26, de apoio à reclamação de aumentos salariais. Uma concentração na ACT de Setúbal terá lugar no dia 27.

No distrito de Aveiro, do âmbito do SITE Centro-Norte, os trabalhadores da fábrica da Renault Cacia marcaram 24 horas de greve para o dia 1 de Abril, por aumentos de salários justos, mas também por uma mudança de atitude da administração, quanto à discriminação que esta tem feito, nos últimos anos, relativamente a aumentos salariais, e contra o abuso dos vínculos precários na empresa.

Ver também:
- Nota de imprensa sobre a Efacec
- Nota e moção aprovada na Renault Cacia

 

Algumas fotos da concentração na Efacec, dia 20, durante a greve