Para valorizar os salários e recuperar o poder de compra, uma delegação da Fiequimetal e da Comissão Intersindical da EDP entregou ontem, na sede, em Lisboa, uma proposta de revisão imediata das tabelas salariais e matérias de expressão pecuniária, reivindicando 150 euros de aumento para todos os trabalhadores das empresas do Grupo.
13.10.2022
Numa breve declaração, gravada momentos antes da entrega da proposta, o coordenador da Fiequimetal destaca as perdas salariais dos trabalhadores da EDP, estimadas em 5,9 por cento, perante uma inflação que deverá atingir 7,4 por cento este ano.
As perdas dos trabalhadores contrastam com os lucros obtidos e os dividendos distribuídos pela EDP em 2021.
Proposta realista
Na fundamentação económica da proposta, salienta-se que esta é realista e a sua aceitação está ao alcance da situação económica do Grupo EDP, na qual se destaca, dos resultados de 2021:
- 1104 milhões de euros de lucro líquido;
- 750 milhões de euros de dividendos distribuídos aos accionistas;
- quase 11 milhões de euros pagos aos dez membros do Conselho de Administração.
Nos últimos seis anos (2016-2021), a EDP acumulou lucros no montante de 6682 milhões de euros.
No primeiro semestre de 2022, os lucros, depois de impostos, já aumentaram 22,7% em relação a igual período de 2021.
A proposta de 150 euros de aumento salarial representa pouco mais de 14 milhões de euros.
Reivindicações justas
A EDP presta um serviço de natureza imprescindível ao bem-estar de todos, fundamental ao desenvolvimento económico e industrial do País.
Os excelentes resultados financeiros dos últimos anos não se têm reflectido na situação dos trabalhadores, que assumem cada vez mais tarefas em excesso, mas não são valorizados, seja nos salários, seja nas carreiras profissionais. É ainda mais injusta a falta de valorização dos trabalhadores mais jovens.
A EDP ocupa o pódio no recurso à «prestação de serviços», no atendimento aos clientes e em outras áreas, o que faz dela uma campeã também na promoção da precariedade.
Todos estes problemas continuarão a ser colocados à administração e a prolongada falta de resposta positiva representará mais um factor de descontentamento e de mobilização para a luta, em unidade, dos trabalhadores das empresas do Grupo EDP.
Mediabox CK message : No files found in the directory : 20221110EDP150euros
Ver também
- Proposta para revisão imediata das tabelas salariais e matérias de expressão pecuniária
- Exige-se na EDP urgente valorização salarial (24.9.2022)