«O encerramento das Minas do Pejão constituiu mais um dos crimes económicos perpetrados pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva contra a economia nacional», afirma-se numa declaração saída da reunião da Direcção Nacional da Fiequimetal. Os 20 anos da luta contra o fecho das minas são abordados num artigo de Joaquim Almeida.
27.3.2015
A DN da federação lembra que o fecho do Pejão foi parte integrante de um plano mais vasto, que levou ao abandono da exploração nacional dos recursos mineiros, em simultâneo com a entrega das minas mais rentáveis à exploração das transnacionais.
Este é o mesmo processo que levou à desindustrialização e à destruição deliberada de importantes sectores da produção nacional, cujas consequências estão hoje patentes no retrocesso económico e social do País.
A Fiequimetal e os sindicatos que a constituem tudo farão para honrar a luta dos trabalhadores mineiros, prosseguindo o combate à política de direita, pela defesa do trabalho com direitos, pela reindustrialização do País e pela colocação dos recursos nacionais ao serviço do povo e do futuro de Portugal.
Ver também:
- Declaração da DN da Fiequimetal
- Artigo de Joaquim Almeida sobre a luta dos mineiros do Pejão