Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20230706SoaresDaCosta arquivo 20160720O SITE Norte deu voz a dúvidas e desconfianças, questionando se haverá finalmente luz ao fundo do túnel, para os trabalhadores da Soares da Costa, na Assembleia de Credores marcada para amanhã, dia 7, pelas 9h30m, no 3.º Juízo do Tribunal do Comércio de Gaia.
6.7.2023

 

Este é um caso que envergonha o Estado português, a Justiça, os tribunais e todos os demais envolvidos, afirma o sindicato, numa nota hoje divulgada à comunicação social.

A maior construtora portuguesa dos anos 1980 deve muitos milhares de euros aos seus trabalhadores. Vários destes estão há anos sem receber salários, muitos a passar grandes dificuldades – eles e as suas famílias. Alguns trabalhadores, infelizmente, já faleceram, e outros tiveram de iniciar nova vida.

Trata-se de uma empresa de referência na Construção e na Metalomecânica do Norte, com âmbito nacional e internacional, que chegou a este ponto devido aos desvarios da sua gestão privada, tantas vezes ovacionada por muitos que passaram depois a assobiar para o lado.

Os trabalhadores da Soares da Costa, muitos deles com 20 e 30 anos de casa, continuam a pagar as consequências de um PER homologado em 2016 e várias vezes não cumprido. Tal sucedeu, apesar dos muitos alertas feitos ao governo da altura e das lutas realizadas pelos trabalhadores, os seus sindicatos e demais estruturas representativas.

A insolvência surge agora, sabendo-se que há seis meses, sem nenhuma explicação, a Soares da Costa mudou de nome e passou a Sociedade de Construções da África Austral.

Tudo isto gera justas dúvidas e desconfiança.

O SITE Norte, que representa perto de uma centena de trabalhadores, vai estar nesta Assembleia de Credores, no Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, para prestar todo o apoio aos trabalhadores e, no final, prestar declarações aos jornalistas.


Ver também
Nota do SITE Norte à comunicação social

 

Subscrever notícias (mailing list)