A Assembleia de Delegados Sindicais do Sector de Fabricação de Material Eléctrico e Electrónico decidiu intensificar a acção reivindicativa nas empresas, pelo aumento dos salários e pela valorização das carreiras e pela eliminação das discriminações.
16.10.2023
A Assembleia realizou-se no dia 13, sexta-feira, na Marinha Grande, com uma participação de cerca de três dezenas de delegados do SITE Norte, SITE Centro-Norte, SITE CSRA e SIESI, eleitos pelos trabalhadores das principais empresas multinacionais.
Foi aprovada a apresentação de uma carta reivindicativa sectorial, que será a matriz para a elaboração das propostas reivindicativas unificadoras dos trabalhadores em todo o sector FMEE, designadamente:
— o aumento salarial;
— a aplicação de diuturnidades a todos os trabalhadores, para pôr termo à discriminação dos mais jovens, admitidos a partir de 2013;
— a redução das carreiras de operador especializado e técnico-fabris;
— o pagamento das horas nocturnas no período entre as 20h00 e as 7h00.
Este conjunto de reivindicações visa a melhoria das condições de vida de milhares de trabalhadores, que têm contribuído para os lucros de milhões e milhões de euros, em multinacionais líderes na fabricação de componentes e equipamentos tecnológicos de ponta.
Apesar do bloqueio patronal — que impede a negociação de um verdadeiro contrato colectivo de trabalho, para nivelar por cima os salários e os direitos —, a luta dos trabalhadores, nos últimos anos, tem permitido alcançar vitórias com importância, nomeadamente a valorização das carreiras e o aumento do valor das diuturnidades.
Nas próximas semanas, de Norte a Sul do País, vão realizar-se plenários para discutir e aprovar os conteúdos dos cadernos reivindicativos a apresentar às administrações das empresas.