Perante o inadmissível arrastar das negociações na VW Autoeuropa, a Comissão Sindical do SITE Sul lembra que a discussão com todos os trabalhadores, em plenário, é o caminho para ver os salários aumentados e melhoradas as condições de trabalho, como a vida tem demonstrado.
22.2.2024
Já passa mais de um mês e meio desde o início do ano e tudo aumentou, mas as negociações do Caderno Reivindicativo marcam passo. Isto é uma inaceitável situação, reveladora do desrespeito da administração para com os trabalhadores, afirma-se num comunicado distribuído desde segunda-feira na empresa.
Não basta a administração afirmar que a fábrica está na primeira linha das mais produtivas do Grupo Volkswagen. É tempo de passar das palavras aos actos, aumentar de imediato salários e melhorar as condições de trabalho (nomeadamente, com o reforço das equipas, a abertura de mais estações e introdução de pausas activas).
A administração não tem nenhuns argumentos para não responder positivamente às justas reivindicações dos trabalhadores e ao urgente e necessário aumento do salário!
Fuga não resolve
Alegando os mais diversos pretextos, a administração foge a discutir com o SITE Sul a resolução, aprovada em plenário, sobre a melhoria das condições de trabalho. Esta atitude não resolve os problemas que se verificam nas linhas de produção e que levam a que hoje largas centenas de trabalhadores tenham restrições médicas e doenças profissionais.
A fuga às respostas é a mais clara demonstração das reais intenções patronais: protelar os aumentos salariais e tentar, desse modo, introduzir factores que visam o aumento da exploração!
O SITE Sul reafirma que, neste como em todos os processos negociais, vai trabalhar para que os trabalhadores sejam envolvidos e ouvidos e para que se construa um caminho de unidade na acção.
Ver também
— Comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa
— Firmes por melhores condições nas linhas da VW Autoeuropa (31.5.2023)