Com duração até ao final de Março de 2026, a Fiequimetal e outros parceiros deram início ao projecto «iMET: Inovar o diálogo social e a negociação colectiva perante a inteligência artificial nas indústrias metalúrgicas».
5.7.2024
A reunião de lançamento foi realizada online, no dia 26 de Junho. Após a introdução e a apresentação de todos os parceiros, foram apresentados os marcos temporais, os resultados pretendidos e os objectivos gerais do projecto.
Os parceiros foram informados sobre todas as actividades do projeto que serão implementadas na próxima fase.
Na segunda parte da reunião, o especialista principal do projecto, Nuno Boavida, professor da Universidade Nova de Lisboa (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, CICS.NOVA - NOVA FCSH), apresentou a metodologia para a preparação de quatro manuais electrónicos e o conteúdo que planeia introduzir.
Os participantes puderam reflectir sobre o assunto e partilhar opiniões. Estes manuais, com o apoio de vídeos e tutoriais, serão a principal ferramenta que se pretende criar com este projecto.
Os principais pontos debatidos foram a metodologia e a estrutura dos quatro manuais electrónicos.
As orientações para o diálogo social serão uma parte obrigatória de cada um deles. De um modo geral, o diálogo social no âmbito da inteligência artificial (IA) é crucial para promover o desenvolvimento, a implantação e a regulamentação responsáveis de tecnologias de IA que estejam em conformidade com os valores sociais e contribuam positivamente para o bem-estar humano.
Os comentários dos parceiros foram muito directos e centrados no tema.
Foi sublinhada a importância de tornar a abordagem mais inclusiva, do ponto de vista étnico, ao integrar a IA na indústria metalúrgica, e foi defendida a inclusão de perspectivas e poderes mais diversificados no processo de tomada de decisões.
Os parceiros também manifestaram interesse em participar no processo de criação de manuais electrónicos.
No final da reunião, o gestor SMH do projeto sublinhou, mais uma vez, que se deve ponderar a forma como a inteligência artificial terá impacto nos diálogos sociais.
O próximo passo deste projeto é a criação de quatro manuais electrónicos, sobre Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão de Recursos Humanos, Protecção de Dados e Necessidade de Competências.
As observações finais e a intervenção de encerramento foram feitas pelo gestor do projecto.
Os parceiros concordaram que este será um projecto substancial, com um impacto significativo em todos e que todos têm a expectativa de, juntos, adquirir conhecimentos e trocar experiências.
Ver também
— Apresentação inicial (kick-off)
— Linhas principais (Nuno Boavida e António Moniz)
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia, nem a EACEA podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only, and do not necessarily reflect those of the European Union or European Commission. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.




Documento da CGTP-IN
