20150807-Soares-da-CostaOs trabalhadores da Soares da Costa realizaram ontem mais uma jornada de luta pelo pagamento dos salários em atraso e contra a ameaça de despedimento colectivo. Muitos começam as férias na próxima semana, mas ainda não receberam o respectivo subsídio, nem o salário de Julho. Com o SITE Norte, estão a preparar a realização de uma greve no início de Setembro.
8.8.2015


Ontem, sexta-feira, pela manhã, várias dezenas de trabalhadores concentraram-se junto do estaleiro central da empresa, na Rechousa, tal como fizeram durante toda a semana, entre as sete e as nove horas. Daqui, tal como tinham decidido no dia 5, quarta-feira, deslocaram-se a pé, em manifestação, com faixas e bandeiras, até à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, percorrendo uma distância de cerca de cinco quilómetros.

Uma delegação entregou ao presidente da Câmara uma resolução, para que este interceda, conjuntamente com a CM do Porto, junto das instâncias que possam intervir para a solução do problema dos salários em atraso e para afastar o espectro do despedimento colectivo, de que se fala insistentemente já há algum tempo.

As férias, para a generalidade dos trabalhadores, começam na próxima semana. Mas ficou já traçada uma planificação para a continuação da luta. Os trabalhadores decidiram apoiar a apresentação de um pré-aviso de greve, a partir do dia 10 de Setembro, de forma a que possam ter condições legais para continuarem a luta.
No final de Agosto, o SITE Norte irá iniciar os preparativos para que os trabalhadores, em unidade, continuem a dar corpo à luta, até que a Soares da Costa resolva o problema dos salários em atraso e dê informações claras e garantias quanto ao futuro da empresa e dos postos de trabalho.


Fotos da jornada de 7.8.2015