Dirigentes e delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores concentraram-se ontem junto à Mafil e à Herdmar, em Caldas das Taipas, Guimarães, exigindo aumentos salariais nestas duas empresas e no sector da cutelaria. Nas resoluções dirigidas às empresas, salienta-se que os bons resultados alcançados nos últimos anos não têm reflexo na remuneração e nas condições de vida e de trabalho de quem cria a riqueza.
8.1.2016
Junto da empresa Manuel Machado & C.ª L.da (Mafil) foi reclamada uma resposta positiva à reivindicação de aumentos salariais para todos os trabalhadores.
Desde 2004 que a gerência desta empresa não procede a qualquer aumento salarial aos seus trabalhadores, tendo esta atitude contribuído para que os trabalhadores estejam hoje a receber um salário líquido que não chega a 500 euros. As propostas dos trabalhadores e dos seus representantes sindicais têm sido completamente ignoradas.
Apesar desta postura, os trabalhadores têm contribuído para a estabilidade e o crescimento da empresa. As vendas subiram para mais de um milhão de euros, em 2014.
Por decisão da Assembleia de Delegados Sindicais do SITE Norte, esta acção de solidariedade com os trabalhadores da Mafil visou também reclamar da gerência uma atitude diferente em relação à actualização salarial para 2016, reclamando:
- 10 euros por cada ano em que os trabalhadores não tiveram aumento;
- subsídio de alimentação de cinco euros;
- 25 dias de férias para todos os trabalhadores.
Junto da empresa Manuel Marques, Herdeiros, SA (Herdmar), foi destacado que:
- os trabalhadores, no início do ano 2016, auferem salários líquidos que rondam os 500 euros;
- o volume de vendas, no período compreendido entre 2012 e 2014, foi superior a treze milhões e meio de euros;
- o resultado líquido, no mesmo período, foi superior a 456 mil euros;
O valor das exportações (vendas) tem vindo a crescer, passando de 2.858.588,40 euros, em 2011, para 4.367.212,24 euros, em 2014.
Os herdeiros do patrão herdaram uma fortuna, mas os trabalhadores e as suas famílias herdam dificuldades, empobrecimento e miséria.
Esta acção de solidariedade para com os trabalhadores da Herdmar foi também uma afirmação da justiça das propostas apresentadas, reclamando da gerência da empresa uma atitude diferente em relação à actualização salarial. As reivindicações dos trabalhadores são da mais elementar justiça e a empresa tem condições para as satisfazer.
A AIMMAP não é desculpa
A Herdmar insiste em procurar escudar-se na desculpa esfarrapada de que o aumento dos salários deve ser tratado na associação patronal AIMMAP, da qual a empresa é dirigente.
Ora, os trabalhadores trabalham para a Herdmar e não para a AIMMAP. É à empresa que compete resolver o problema que ela própria criou, quando decidiu desprezar as propostas de quem cria a riqueza, ou seja os trabalhadores. Por outro lado, a associação patronal deve, naturalmente, reflectir as decisões dos seus dirigentes e não o contrário.
A AIMMAP marca passo nas negociações do contrato colectivo, e faz gala dos resultados alcançados pelas empresas, enquanto as condições de vida dos trabalhadores do sector se degradam. Assim, não pode ser!
À Herdmar, enquanto empresa dirigente da AIMMAP, cabe contribuir para que as negociações entre a sua associação patronal e a organização sindical mais representativa no sector decorram com normalidade e, para isso é indispensável dar prioridade ao aumento dos salários.
Estas negociações duram há já sete anos. Os trabalhadores não podem ficar à espera que se concluam para terem os seus salários actualizados.
As empresas do sector têm condições para aumentar salários! As exportações do sector metalúrgico e metalomecânico superaram 14 mil milhões de euros em 2015. As empresas de futuro não podem ter salários do passado!
Os representantes dos trabalhadores exigiram respostas positivas da Herdmar e da AIMMAP às justas e legítimas reivindicações dos trabalhadores, na certeza de que, se as respostas tardarem, nesta e noutras empresas do sector, vão ocorrer novas acções de luta.
Ver também:
- Resolução dirigida à Mafil
- Resolução dirigida à Herdmar
- Lutas na cutelaria esta quinta-feira (6.1.2016)
Algumas fotos destas acções
Mediabox CK message : No files found in the directory : 20160807Cutelaria



Documento da CGTP-IN
