Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

CGTP-8Nov-banner

20160520-Semana-Refinaria-SinesOs trabalhadores dos sectores abrangidos pelos sindicatos da Fiequimetal deram um forte contributo para o sucesso da semana nacional de acção e luta, promovida pela CGTP-IN, e deixaram clara a sua determinação de prosseguirem a luta, por aumentos salariais, pela negociação e cumprimento da contratação colectiva, pela defesa do emprego e da produção nacional.
21.5.2016

 

 

 

20160520EGF MotaEngilTrabalhadores das empresas Valorsul, Amarsul, Valorlis, Resistrela e Valnor, do Grupo EGF, concentraram-se junto à sede da Mota-Engil, em Linda-a-Velha, no dia 20 de Maio de 2016, no âmbito da semana nacional de acção e luta, da CGTP-IN, reclamando o cumprimento da contratação colectiva e o aumento dos salários. Esta foi uma iniciativa conjunta dos sindicatos da CGTP-IN neste sector, o SITE Sul e o SITE Centro-Sul e Regiões Autónomas (da Fiequimetal) e o STAL.

- Resolução entregue à Mota-Engil
- Foto-reportagem desta acção

 

 


20160520GrozBeckertNo dia 20 de Maio de 2016, os trabalhadores da Groz Beckert fizeram uma hora de greve e concentraram-se no exterior da empresa, em Vila Nova de Gaia, no âmbito da semana nacional de acção e luta, da CGTP-IN, em defesa do aumento dos salários e outras matérias do caderno reivindicativo.

- Fotos da acção

 

 


20160519JadoIberiaNo dia 19, quinta-feira, os trabalhadores da Jado Ibéria, em Nogueira, Braga, fizeram greve e saíram à rua, de tarde, prosseguindo a luta pelos aumentos salariais.

- Notícia na Porto Canal


Os trabalhadores da Caetanobus fizeram greve, no dia 17 de Maio, entre as 10h30 e as 11h30, e concentraram-se à porta da empresa e do Grupo Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia, exigindo aumentos salariais para todos, sem excepção, e o fim da discriminação.

- Greves na Caetanobus por aumentos justos (17.5.2016)

 


20160516-Frauenthal-AzambujaNo dia 20, a administração comunicou que os trabalhadores da Frauenthal (ex-Impormol), vão receber o salário de Maio. No dia 16, os trabalhadores tinham feito greve, com concentrações e distribuição de documentos à população, na Azambuja e no Cartaxo. Continua a luta pela viabilização da fábrica e defesa dos postos de trabalho.

- Fotos desta acção

 


No dia 18, dirigentes e delegados sindicais do SITE Centro-Norte, em representação dos trabalhadores abrangidos pelo contrato colectivo de trabalho das indústrias químicas, realizaram concentrações em São João da Madeira, frente à Lorcol e à Cipade, empresas dirigentes da Associação da Indústria e Comércio de Colas e Similares, uma das associações patronais subscritoras do CCT. Exigiram que as administrações assumam as suas responsabilidades e façam com que a AICCS inicie negociações da proposta de actualização salarial apresentada há meses pela Fiequimetal e que agora foi de novo entregue aos representantes patronais.

- Resolução dirigida à Lorcol - Resolução dirigida à Cipade


Contra o assédio moral, que adquire graves dimensões na fábrica da Faurécia, em São João da Madeira, o SITE Centro-Norte realizou uma concentração frente àquelas instalações da multinacional, no dia 18, e distribuiu um comunicado aos trabalhadores.

- Comunicado do SITE Centro-Norte


20160520RefinariaSinesNo dia 20, de manhã, estiveram em luta os trabalhadores das refinarias da Petrogal.
Em Sines, realizou-se um plenário, com a participação de pessoal da Petrogal e do consórcio. Aqui interveio o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.
Na mesma altura, o  piquete de greve e trabalhadores da refinaria do Porto concentraram-se na portaria principal e com eles estiveram João Torres, da Comissão Executiva da CGTP-IN, Rogério Silva, coordenador da Fiequimetal, e Tiago Oliveira, coordenador da União dos Sindicatos do Porto.
Os trabalhadores persistem na luta em defesa da contratação colectiva e dos direitos sociais atacados pela administração.

- Notícia da Antena Miróbriga
- Notícia na Porto Canal
- Plenários na Petrogal preparam próximos passos (19.5.2016)

Em Paio Pires, na entrada principal da SN Seixal, dia 18, em conferência de imprensa, representantes dos trabalhadores acusaram a empresa de pressionar o pessoal com mais antiguidade para obter a rescisão de contratos de trabalho, ao mesmo tempo que recruta trabalhadores com vínculos precários, salários mais baixos e horários inadmissíveis.

- Comunicado do SITE Sul

 

Mais algumas fotos desta jornada

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20160520SemanaLutaCGTP

Subscrever notícias (mailing list)