Os trabalhadores da SMP, no parque industrial da Autoeuropa, aprovaram o acordo negociado pela comissão sindical do SITE Sul com a administração, que prevê um aumento salarial de 50 euros, preserva direitos e reduz o horário de trabalho, informou o sindicato.
29.10.2014
No dia 27, os trabalhadores da SMP (Samvardhana Motherson Peguform, empresa fornecedora de componentes para a indústria automóvel) aprovaram o pré-acordo alcançado para 2015-2016, no qual está consignado, entre outras matérias:
- aumento salarial de 50 euros para todos os trabalhadores,
- continuação do pagamento do trabalho suplementar nos acréscimos previstos pela contratação colectiva (200 por cento, em dia de descanso semanal obrigatório e complementar; 150 por cento nos feriados; e em dia normal, mais 50, 75 ou 100 por cento);
- mais três dias de férias, dependendo da assiduidade do ano anterior;
- um prémio mensal de assiduidade no valor de 10 euros;
- fardamento adequado ao local de trabalho;
- redução do horário de trabalho para 39 horas semanais para os trabalhadores administrativos, de acordo com o estabelecido na contratação colectiva.
Durante a vigência do acordo a empresa compromete-se a não recorrer ao lay-off.
Na nota que o sindicato divulgou à imprensa, considera-se que com este resultado fica provado que os trabalhadores organizados no SITE Sul, lutando em prol de um objectivo comum, fazem toda a diferença e tornam possível a melhoria dos salários, das condições de trabalho e da redução do horário de trabalho, para uma melhor conciliação entre a vida profissional e familiar.
Ver também:
- Nota de imprensa do SITE Sul


Documento da CGTP-IN
