Fazer greve a 9 de Junho será a forma de os trabalhadores da Autoeuropa mostrarem no imediato o seu descontentamento pela forma como a administração quer aplicar o horário «AE19» e exigirem uma justa compensação pelas consequências deste regime, apela o SITE Sul.
29.5.2018
A Comissão Sindical e representantes do SITE Sul e da Fiequimetal reuniram-se com a administração da VW Autoeuropa no passado dia 23 de Maio.
Fizeram saber que consideram prepotente o facto de a administração pretender aplicar mais uma vez e de forma administrativa o horário designado «AE 19», bem como a respectiva compensação.
O sindicato - como se refere num comunicado distribuído desde ontem na empresa - afirmou que o valor da compensação financeira pela prática do novo horário «AE 19» fica muito aquém das expectativas dos trabalhadores e daquilo que a empresa e o Grupo VW podem pagar.
A administração deve assumir a responsabilidade pelo mau estar causado no seio dos trabalhadores e retirar as devidas ilações. E deve também continuar a trabalhar junto das entidades competentes para que sejam feitos investimentos na fábrica, de maneira a aumentar a capacidade produtiva e cumprir ou superar os volumes de produção previstos, criar mais emprego e voltar a praticar horários menos penosos.
O início e o término da vigência do horário «AE 19» devem ficar bem definidos no tempo, com conhecimento geral dos trabalhadores, tendo em conta a realização dos investimentos referidos.
O SITE Sul insiste que a administração tem condições para pagar um valor justo pelo esforço adicional pedido aos trabalhadores neste período!
O que está em causa não é a legalidade do horário, mas a forma como a empresa o quer aplicar, sem ter em atenção o pagamento de um valor justo para compensar o impacto que este horário traz para os trabalhadores, na conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar.
Unidos e em luta
No mesmo dia o sindicato reuniu-se com a Comissão de Trabalhadores, que transmitiu também o seu desagrado e descontentamento perante a decisão da empresa.
O SITE Sul transmitiu à CT a disponibilidade para trabalhar em convergência para uma solução, de forma a que a administração mude a sua postura e decisão, de modo a corresponder às expectativas dos trabalhadores.
Neste cenário, o sindicato apela desde já aos trabalhadores da Autoeuropa para que se mobilizem para a greve marcada pela Fiequimetal para dia 9 de Junho, e para a manifestação que a CGTP-IN prmovove nesse sábado em Lisboa. Assim, os trabalhadores da Autoeuropa mostrarão no imediato o seu descontentamento para com esta atitude da administração.
Todos os trabalhadores podem fazer greve no dia 9 de Junho e têm motivos para isso, quer participem ou não na manifestação, salienta o SITE Sul.
Ver também:
- Comunicado do SITE Sul (com pré-aviso de greve)