O SITE CSRA decidiu dar seguimento à decisão dos trabalhadores da ASA – Abastecimento e Serviços de Aviação, e convocou greves de duas horas para os dias 18 a 21 deste mês. A administração tem que negociar a proposta reivindicativa apresentada em Julho do ano passado.
4.11.2014
A ASA opera nos aeroportos de Lisboa, Faro, Funchal e Porto Santo. É uma empresa participada pela Repsol e a Galp Energia. A organização sindical consolidou-se na capital, onde foi discutida uma proposta de revisão das condições de trabalho, na posse da administração desde 23 de Julho de 2013.
Num plenário, a 1 de Outubro, os trabalhadores decidiram solicitar uma reunião à Administração, para que fosse possível a discussão, análise e resolução negociada de matérias em aberto.
Antes, tinham-se realizado apenas duas reuniões, em Janeiro e em Setembro, nas quais a administração da ASA remeteu as questões salariais para o resultado do contrato colectivo do sector. Por insistência da delegação sindical, a administração admitiu que outras matérias poderiam ser analisadas posteriormente.
No dia 24 de Outubro, com prévia comunicação à administração, representantes dos trabalhadores tentaram ser recebidos, mas em vão. Foi então decidido concretizar a greve, como fora definido no plenário.
Já há contactos com trabalhadores de outros aeroportos, o que significa que a organização sindical e a luta podem vir a alargar-se para além de Lisboa.
Ver também:
- Pré-aviso de greve
- Conclusões do plenário de 1 de Outubro