20230317JoseNeto Congresso 2019 arquivoFaleceu ontem, aos 58 anos, José Raposo Neto, vítima de doença prolongada que enfrentou com coragem — como se afirma numa nota de pesar emitida pela Direcção Nacional da Fiequimetal. O velório tem lugar hoje, sábado, a partir das 16h30, na Igreja de Miraflores. No domingo, às 13h45, será rezada missa, seguindo depois o funeral para o crematório de Barcarena.
18.3.2023



Na nota de pesar, assinala-se que José Neto era dotado de características humanas ímpares, destacando a militância e o rigor profissional do camarada e amigo.

Solidário, fraterno, determinado na defesa dos interesses dos trabalhadores, José Neto ingressou na vida sindical em tenra idade, na Federação dos Sindicatos da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Fequifa). Acompanhando a reestruturação sindical no sector, integrou a Fequimetal, a partir de 1999, e a Fiequimetal, desde 2007.

Enquanto trabalhador do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, foi determinante para o prestígio da federação, tanto junto das demais estruturas do movimento sindical unitário, como no plano institucional, pela relação que assegurou com os responsáveis da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Em 2011, assumiu tarefas de assessoria dos órgãos de direção da Fiequimetal. Mais recentemente, mesmo doente, nunca desistiu de dar o seu contributo.

A DN da Fiequimetal transmitiu a solidariedade e fraternidade do colectivo à esposa e filhos de José Neto, neste momento tão difícil das suas vidas, partilhando com imensa tristeza a sua irreparável perda.


Ver também
Nota de pesar pelo falecimento de José Raposo Neto