Um encontro sobre acção sindical integrada, sob o lema «Lutar por melhores salários, contra o aumento do custo de vida, reforçar a organização sindical», decorreu a 15 de Setembro, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Sacavém (Loures).
28.11.2023
Esta segunda iniciativa preparatória do 5.º Congresso da Fiequimetal, marcado para 30 de Novembro, propiciou um debate recheado de contribuições, para definição das principais reivindicações a apresentar ao patronato, visando o aumento dos salários, a valorização das carreiras e profissões e a melhoria das condições de trabalho.
No encontro mereceu aprovção a reivindicação da CGTP-IN, de aumentos salariais de 15 por cento, com um mínimo de 150 euros, para todos os trabalhadores, fixando em 910 euros o valor mínimo para o salário de admissão nas empresas dos sectores abrangidos pelos sindicatos da Fiequimetal.
Teve realce a grande importância de reforçar a organização sindical e alargá-la a mais empresas e polos industriais, com o aumento da sindicalização, condição indispensável para a obtenção de novos resultados positivos, nas batalhas pela resolução dos problemas individuais e colectivos dos trabalhadores.
Ver também
— Resolução «Contra a carestia de vida, lutar por melhores salários e condições de trabalho!», aprovada no encontro
— Congresso para mais unidade na luta por um futuro melhor