No dia 30, quinta-feira, no Fórum da Maia (distrito do Porto), realiza-se o 5.º Congresso da Fiequimetal, sob o lema «Unidos na luta por um futuro melhor! Organizar os trabalhadores, por melhores salários, direitos e condições de trabalho».
28.11.2023
Com início marcado para as 9h30, o Congresso deverá contar com cerca de 300 delegados, representantes dos nove sindicatos filiados, e várias dezenas de convidados nacionais e estrangeiros.
A realização do Congresso deverá dar um importante contributo para a intensificação da acção reivindicativa pelo aumento dos salários, pela valorização das carreiras e profissões e pela exigência de investimento na melhoria das condições de trabalho, bem como para o aumento da sindicalização e o reforço da unidade, da organização e da luta geral dos trabalhadores.
Nos trabalhos participa a Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, que intervirá no encerramento, cerca das 17h30.
Ao Congresso cabe analisar a situação económica, social e laboral nas indústrias metalúrgicas, químicas, eléctricas, farmacêutica, celulose, papel, gráfica, imprensa, energia e minas, à luz do contexto nacional e internacional, desde 2019, definir as linhas da acção sindical nestes sectores, durante os próximos quatro anos, e eleger a Direcção Nacional da Fiequimetal, para um mandato até 2027.
Conferência internacional
Amanhã, dia 29, a partir das 10 horas, realiza-se no Fórum da Maia uma conferência internacional subordinada aos temas da transição justa, do direito à energia e da soberania energética.
Contará com intervenções de dirigentes da federação e dos sindicatos e especialistas nacionais, e ainda de vários representantes da IndustriAll Europa e de sindicatos de países europeus, onde estas questões têm muita importância para os trabalhadores e as suas organizações.
Fase preparatória
A preparação do Congresso decorre há meses, envolvendo dirigentes e delegados sindicais, bem como muitos trabalhadores, na elaboração da proposta de Programa de Acção a apresentar aos delegados.
Foram realizadas iniciativas que permitiram enriquecer este documento e aprofundar algumas matérias:
— a 10 de Julho, na Casa Sindical do Porto, debate «Paz - exigência de quem trabalha»;
— a 15 de Setembro, encontro sobre acção sindical integrada, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Sacavém (Loures);
— a 19 de Outubro, um encontro sobre a acção sindical nas frentes específicas da juventude e da igualdade e combate às discriminações, na Casa da Comunidade Sustentável, em Aveiro (UF de Glória e Vera-Cruz).
Ver também
— Encontro avançou linhas para combate às discriminações
— Acção sindical integrada é essencial para a luta avançar
— Debate destacou a paz como exigência de quem trabalha
Fórum da Maia
Rua Eng. Duarte Pacheco, 131
4470-174 Maia
https://maps.app.goo.gl/r4pEf2PwtKt4z5nJ8