Por aumentos reais dos salários e maior valorização das carreiras, os trabalhadores da Alliance Healthcare, reunidos em plenários a 12 e 13 de Março, no Porto e em Lisboa, aprovaram formas de luta, com greve a 1 de Abril.
18.3.2024
Foram emitidos pré-avisos de greve, para o período entre as 12 e as 15 horas, em todo o País, e vão realizar-se concentrações à porta das instalações da empresa em Lisboa e no Porto.
Os plenários mostraram bem como os trabalhadores querem soluções para o bloqueio patronal na negociação da actualização salarial para 2024.
Empresa pode pagar mais
A administração da Alliance Healthcare apresentou uma proposta salarial de três por cento, que os trabalhadores recusaram, salientando que os resultados da empresa mostram que é possível garantir aumentos salariais mais justos.
Os trabalhadores apresentaram contrapropostas:
- aumento salarial de oito por cento, com mínimo de 70 euros;
- subsídio de refeição de 9,60 euros;
- diuturnidades no valor de oito euros.
A Alliance é das principais empresas do sector, em volume de negócios e em resultados líquidos. Em facturação, lucros e activos, situa-se nas 50 maiores empresas em Portugal.
Em 2023 apresentou lucros de oito milhões de euros. Mas, ao mesmo tempo que os accionistas atingiram os seus objectivos, a maioria dos trabalhadores perdeu poder de compra, está com salários baixos e sofre a desvalorização das suas carreiras.
A Comissão Negociadora constituída pelos sindicatos SITE CSRA e SITE Norte, espera que, até 31 de Março, a empresa abra a porta a negociações e atenda as justas reivindicações dos trabalhadores.
Ver também
— Pré-aviso de greve do SITE CSRA
— Pré-aviso de greve do SITE Norte