Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

europa-kraft-viana-arquivoO acordo aprovado em plenário na Europac Kraft Viana prevê uma actualização salarial de 1,75 por cento, em 2015, mas a comissão negociadora sindical do SITE Norte afirma que a empresa tinha condições para corresponder às pretensões dos trabalhadores, quer pelos bons resultados dos últimos anos, quer para compensar a falta de revisão salarial em 2014.
6.5.2015


Na reunião de negociação dos salários e cláusulas económicas do Acordo de Empresa, realizada a 29 de Abril, a Europac Kraft Viana reformulou a sua proposta, apresentando valores para três anos (2015, 2016 e 2017).
Num plenário de trabalhadores, efectuado no dia seguinte, foi dada aprovação ao acordo, que prevê:
- Um aumento de 1,75% para salários e cláusulas económicas, em 2015;
- Em 2016 e 2017, um aumento igual ao valor da inflação do ano anterior acrescido de um mínimo de um por cento, em cada ano, para salários e cláusulas económicas; a soma das actualizações salariais dos dois anos será igual á inflação acumulada mais um mínimo de dois por cento.
Por parte da CNS, recorda-se na informação do SITE Norte aos trabalhadores, foi exigida a negociação de um aumento mínimo de dois por cento em 2015, para salários e cláusulas económicas, mas a empresa recusou e insistiu ser aquela a sua última proposta.
A CNS lamenta que a disponibilidade da empresa para uma negociação mais favorável não tenha correspondido minimamente às pretensões apresentadas pelos trabalhadores, até pelos bons resultados económicos obtidos nos últimos anos e que não se reflectiram na presente revisão verificada pela ausência da actualização salarial em 2014.
O sindicato salienta que é sempre importante que a determinação dos trabalhadores seja, no mínimo, demonstrada nos plenários, para que a empresa sinta o clima de insatisfação geral existente e corresponda às justas e legítimas pretensões dos trabalhadores.

Ver também:
- Informação aos trabalhadores

 

Subscrever notícias (mailing list)