No âmbito do projecto «EWC Mentor: reforço eficaz da cooperação em rede e formação de mentores de CEE» («EWC Mentors’ Effective Networking and Training Cooperation Reinforcement»), cofinanciado pela União Europeia, foi criado um «chatbot» (programa de atendimento virtual).
25.2.2025
Esta ferramenta nasceu num projecto que envolve a Fiequimetal e federações congéneres de outros países da UE, com o objectivo de melhorar o funcionamento eficaz dos conselhos de empresa europeus (CEE, ou European works councils, EWC).
Procura-se utilizar a capacidade das redes actuais de formadores de CEE para impulsionar o programa de mentores.
O lançamento do projecto foi feito a 18 de Dezembro de 2023 (na foto, a reunião online que teve lugar nesse dia).
Funcionalidades
O «chatbot» funciona como uma linha de ajuda digital, respondendo a questões relacionadas com os CEE. Combina a assistência automatizada com o acesso a aconselhamento especializado, fornecendo informações fiáveis e atualizadas.
Responde (em inglês e polaco) a perguntas frequentes sobre os CEE, como o seu propósito, as estruturas legais e estratégias operacionais.
Para consultas complexas ou menos comuns, os utilizadores podem direccionar as perguntas para especialistas.
Além disso, o «chatbot» foi concebido de forma a «aprender» com o tempo de utilização. Relatórios mensais das interações vão servir para identificar temas emergentes e aperfeiçoar a base de conhecimento.
Ver também
— Aceder ao «chatbot»: https://bit.ly/Chatbot-EWC-Mentor
— Folheto
— Relatório
— Materiais para formação
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia, nem a EACEA podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only, and do not necessarily reflect those of the European Union or European Commission. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.






Documento da CGTP-IN
