Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

CGTP-8Nov-banner

20250312SITEcsra INCM A exigência de aumentos salariais justos e respostas patronais positivas a outras exigências, inscritas em cadernos reivindicativos, levam os trabalhadores e os sindicatos da Fiequimetal a tomarem a decisão de, em unidade, elevarem a luta e fazerem greve em importantes empresas.
15.3.2025

Conforme decidido em plenário de trabalhadores, face à intransigência da administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda, o SITE CSRA apresentou pré-aviso de greve para dias 31 de Março e 1 de Abril, durante quatro horas por turno.

Nas instalações da INCM no Porto e em Gondomar, o SITE Norte convocou greve das zero horas de 31 de Março às 24 horas de 1 de Abril.

Exige-se aumentos salariais justos e dignos para todos os trabalhadores e direito à negociação sem condicionamentos externos.

O plenário teve lugar no dia 11, junto ao edifício da administração, que pretende actualizar os salários em apenas 2,25 por cento, o que representa 36 euros para a grande maioria. Esta posição patronal já tinha sido condenada num plenário semelhante, a 11 de Fevereiro.

As greves foram decididas como forma de dar força à reivindicação de um aumento salarial de 150 euros, para todos, com uma mais justa distribuição da riqueza criada pelos trabalhadores.

A luta conta também com o SINTTAV/CGTP-IN.

 

Greves a Norte

Sem alteração da posição patronal, os trabalhadores da Cabelte mantêm as suas reivindicações e o SITE Norte convocou novas greves de duas e quatro horas por turno, desde ontem (14 de Março) até 1 de Abril.
Os trabalhadores exigem melhores salários, a 5.ª diuturnidade (prémio de antiguidade na categoria) e que o trabalho seja considerado como nocturno a partir das 20h00.
As greves iniciaram-se a 31 de Janeiro (como noticiámos).

Para dias 25, 26 e 27 de Março, foram convocadas greves de três horas, na Schmitt Elevadores, por aumentos salariais dignos e justos, pela redução do horário de trabalho e por uma justa e efectiva negociação do Caderno Reivindicativo.

Foram convocadas greves de duas horas, na Manitowoc Crane Group Portugal, para 27 e 28 de Março e para 3, 4, 10 e 11 de Abril. Os trabalhadores e o SITE Norte exigem aumentos salariais dignos e justos e resposta às propostas do Caderno Reivindicativo.

 

Ver também
— Pré-avisos de greve do SITE CSRA e do SITE Norte para a INCM
— Comunicados do SITE CSRA aos trabalhadores da INCM, a 12 de Fevereiro e 21 de Janeiro
Proposta Reivindicativa, para revisão parcial do AE da INCM, apresentada pela Fiequimetal em Outubro de 2024
— Pré-avisos de greve do SITE Norte para a Cabelte, em Arcozelo e Ribeirão
Pré-aviso de greve do SITE Norte para a Schmitt Elevadores
Pré-aviso de greve do SITE Norte para a Manitowoc

Imagens do plenário de dia 11 na INCM

20250312SITEcsra INCM 20250312SITEcsra INCM b

 

Subscrever notícias (mailing list)