A inteligência artificial (IA), a digitalização, a robótica e a automatização podem servir a melhoria das condições de trabalho e a justa distribuição da riqueza produzida, mas o que continua a fazer a diferença é a luta organizada dos trabalhadores — afirma a Fiequimetal, a propósito do dia 28 de Abril.
5.5.2025
A data, este ano, ficou marcada pelo mega-apagão, mas não se deixa de assinalar 28 de Abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.
Num artigo produzido no âmbito da actividade desenvolvida pela federação na área da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), analisa-se o relatório da OIT, publicado a 23 de Abril, intitulado «Revolucionar a Saúde e a Segurança: o papel da IA e da digitalização no trabalho».
No documento, destaca-se a forma como estas tecnologias emergentes podem contribuir para melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, reforçando a necessidade de políticas proactivas, para fazer face aos novos riscos.
Mas, a participação dos trabalhadores e seus representantes é fundamental para aplicação de reais políticas e medidas preventivas. O que irá fazer a diferença é a forma como serão aplicadas e quem beneficiará com as mesmas.
O desafio que está colocado, aos trabalhadores e aos sindicatos de classe, é lutar para que o aumento da produção e da sua qualidade e produtividade reverta para o aumento dos salários e a segurança no emprego.
A Fiequimetal não é contra a evolução tecnológica. Antes, pelo contrário, entende que o avanço tecnológico pode criar mais emprego e assegurar melhores condições de trabalho, em vez de aumentar ritmos de trabalho, prejudicar a saúde dos trabalhadores e, no fim da linha, aumentar a exploração.
No artigo, a cuja leitura convidamos, são referidos riscos e desafios, em matéria de SST, associados às novas tecnologias, e são recordados os principais indicadores para a prevenção e para a SST.
É analisada a questão da Gestão dos Trabalhadores através da IA (GTIA) e alerta-ase para riscos associados a esta prática, para a segurança e a saúde dos trabalhadores.
A federação reafirma que a melhor forma de garantir que as diversas questões, relacionadas com a segurança e saúde no trabalho, são respeitadas pelo patrão é através da presença de representantes dos trabalhadores.
Para isso, é fundamental que existam representantes eleitos pelos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho, sendo essencial o apoio dos seus sindicatos de classe.
Ver também
— «A inteligência artificial (IA), a digitalização, a robótica e a automatização podem servir a melhoria das condições de trabalho e a justa distribuição da riqueza produzida» - artigo da Fiequimetal
— Relatório da OIT «Revolucionar a Saúde e a Segurança: o papel da IA e da digitalização no trabalho»



Documento da CGTP-IN
