Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20250822CGTPIN 20set banner

EDP-novo-logoA proposta patronal sobre progressões nas carreiras não teve nenhuma alteração, na última reunião de negociação, ficando a próxima plenária marcada para 10 de Setembro. Ficaram sem resposta várias situações expostas pela Fiequimetal.
14.7.2025

 

Numa informação divulgada após a reunião, questiona-se se a administração quer criar um novo momento de descontentamento dos trabalhadores, a propósito da forma como está a ser tratada a admissão de trabalhadores para a E-Redes.

Elementos dos Recursos Humanos andam pelo país a fazer reuniões com os trabalhadores, nas quais se afirma que as futuras admissões serão pelo valor de 1260 euros. Ora, tal informação não é fidedigna, pois, ao contrário do que foi afirmado, não houve ainda acordo em relação ao modelo de carreiras.

 

Fecho de postos médicos

Na reunião de dia 2, a Comissão Negociadora Sindical da Fiequimetal (SIESI, SITE CSRA, SITE Norte e SITE Centro-Norte) apresentou vários exemplos de coisas que estão, no mínimo, a correr mal.

É o caso do encerramento dos postos médicos em Queluz e Vila Franca de Xira, com um universo de cerca de 1500 utentes. Foi despedida uma trabalhadora, alegando extinção de posto de trabalho, sem que a EDP lhe propusesse mudar para outro local.

O Sistema de Gestão de Segurança Corporativo foi divulgado aos trabalhadores, sem acolher nenhuma das sugestões da Fiequimetal. Tal como está redigido, parece servir para castigar quem eventualmente foi vítima de acidente.

 

Prémios tardios e injustos

Quanto ao prémio relativo ao trabalho exigido após a tempestade Martinho e o «apagão», a administração finalmente percebeu que os trabalhadores, dedicados e responsáveis nestes dois eventos, mereciam um reconhecimento. A decisão peca por tardia e por não ser transparente nos critérios de atribuição. Lado a lado, há trabalhadores que receberam prémio e outros que não.

 

Ver também
Comunicado «Administração veio, mas foi de férias!» (3.7.2025) 
Unidade na EDP para mostrar repúdio e protesto (14.6.2025)

 

Subscrever notícias (mailing list)