Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20250822CGTPIN 20set banner

20250707PrestadorasEDP PortoOs trabalhadores das lojas e centros de contacto da EDP fizeram greve no dia 7 de Julho, dando continuidade à luta em defesa dos seus direitos e por melhores condições de vida e de trabalho. Ficou decidido voltar a fazer greve nas primeiras segundas-feiras de cada mês, até Novembro.
14.7.2025

 

A presente situação — que é, económica e socialmente, insustentável, como se refere numa nota do SITE Norte à comunicação social — resulta da fragilização dos direitos dos trabalhadores, desenvolvida de forma persistente e sustentada, ao longo dos anos, com recurso a sucessivas alterações da legislação laboral, e também pela generalização da utilização de contratação externa (outsourcing).

Os trabalhadores têm mais mês que salário e trabalham mais horas e mais anos que nos países vizinhos. Muitos estão sujeitos a vínculos precários, ainda que ocupando postos de trabalho permanentes, e têm horários cada vez mais desregulados.

 

Justos motivos

Defendendo que é preciso valorizar e dignificar o seu trabalho, com melhores salários e melhores condições laborais, os trabalhadores e os sindicatos da Fiequimetal destacaram, como objectivos da greve:

— aumento geral dos salários, subsídio de refeição e outros direitos, equiparando-os aos praticados pelas empresas que recorrem à externalização de operações essenciais para a sua actividade;
— fim da pressão sobre os postos de trabalho, para vendas por objectivos, tempos de atendimento, etc.;
— fim da precariedade e garantia de emprego com direitos;
— fim dos despedimentos;
— qualidade de serviço e condições de trabalho.

No Porto, a greve foi marcada com vários momentos de luta, junto das empresas prestadoras de serviço (Randstad, Manpower e Synchro By Egor), terminando junto da EDP, na Boavista (Rua Ofélia Diogo da Costa). Nesta jornada participou o coordenador da Fiequimetal, Rogério Silva.

 

Ver também
Nota de imprensa do SITE Norte, com contacto para declarações
Intervenção sindical junto da Synchro by Egor
Intervenção sindical junto da Randstad
Intervenção sindical junto da Manpower
Documento entregue nas empresas prestadoras
Documento entregue na EDP (Boavista)
Comunicado do SIESI
Centros de contacto e lojas da EDP em greve no dia 7 (2.4.2025)

 

 

Subscrever notícias (mailing list)