Foi grande a desilusão dos trabalhadores da Bosch Car Multimedia, em Braga, ao verificarem o ridículo aumento salarial no fim do mês de maio. Como tinham decidido, ontem fizeram greve e levaram o protesto para a rua, salientando que a multinacional tem condições para pagar mais a quem lhe proporciona lucros em tempos de crise, como refere o SITE Norte.
4.7.2015
Para a maioria dos trabalhadores, o aumento não chegou aos 13 cêntimos por dia. Na nota que divulgou à comunicação social, o sindicato realça que, nos três anos da ingerência estrangeira (troika), reforçada com as políticas da coligação PSD/CDS, a Bosch obteve em média 17 milhões de euros por ano de resultado líquido.
O crescente sucesso e lucro da Bosch deve-se ao esforço e à dedicação de todos os trabalhadores e não apenas de alguns, pelo que seria justo que parte desses milhões fosse também distribuída aos trabalhadores, e não apenas alguns tostões.
Em Fevereiro foi entregue o Caderno Reivindicativo para 2015, aprovado pelos trabalhadores, reivindicando um aumento salarial de um euro por dia e um salário mínimo base de 600 euros para os trabalhadores com contrato a termo ou trabalho temporário.
Por estas e demais reivindicações, os trabalhadores fizeram greve e manifestaram-se frente às instalações do complexo onde a Bosch está sediada. Contaram com a solidariedade, entre outros, do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.
Ver também:
- Nota do SITE Norte à comunicação social sobre as reivindicações dos trabalhadores
- Notícia em vilaverde.net
- Luta na Bosch exige respostas (20.6.2015)
- Carta-aberta de 23 de Março
Algumas fotos da jornada de dia 3
Mediabox CK message : No files found in the directory : 20150703BoschCarMultimedia



Documento da CGTP-IN
