Os trabalhadores da Acciona colocados na ATF (Portucel, Setúbal) conquistaram aumento salarial, informou o SITE Sul, num comunicado onde considera ficar assim, mais uma vez, comprovado que «quando os trabalhadores estão unidos em torno do seu sindicato, é possível lutar e conquistar melhores condições de vida e de trabalho».
26.10.2015
Com o apoio do sindicato, os trabalhadores começaram por decidir, numa reunião a 7 de Outubro, aderir ao pré-aviso de greve emitido pela Fiequimetal, referente ao trabalho extraordinário prestado em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Afirmaram ainda estarem disponíveis para outras acções de luta, caso a empresa não tomasse em conta as suas reivindicações.
Num plenário realizado no dia 13, em que foi feita a eleição de dois delegados sindicais, os trabalhadores reafirmaram a disponibilidade para a continuação da luta, o sindicato encetou reuniões de negociação com responsáveis pela Acciona na ATF.
No dia 15, após a realização de três reuniões de negociação, ficou acordado o seguinte:
- Prémio de assiduidade e prémio de chefia: Ambos os prémios passarão a ser integrados no salário-base juntamente com o aumento salarial, passando assim o seu salário-base de 520,83 para 580 euros; no caso dos trabalhadores com cargo de chefia os seus salários passam de 587,85 euros para 685,50.
A inclusão do prémio e o respectivo aumento no salário-base representam um crescimento salarial de cerca de 11%, aumentando assim também o subsídio de turno e o valor do trabalho extraordinário realizado. - Subsídio de alimentação: Aumento geral de 42 cêntimos/dia passando a ter um valor diário de 6,83 euros para todos os trabalhadores, sendo que nos casos em que o subsidio de alimentação era inferior a 6, 41 euros, estes trabalhadores para além do aumento terão direito ao pagamento de retroactivos desde 1 de Janeiro de 2015.
Este acordo começará a ser aplicado para todos os efeitos a partir de 1 de Outubro de 2015 a todos os trabalhadores.
Valorizando o acordo, o SITE Sul considera que é possível e necessário continuar a melhorar as condições de vida e de trabalho destes trabalhadores. Ficou agendada nova reunião com a administração da Acciona.
Ver também:
- Comunicado do SITE Sul



Documento da CGTP-IN
