Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20250920Lisboa-banner

20231107CracoviaA Fiequimetal defendeu, numa mesa-redonda do projecto IMS («Indústria 4.0 no Sector Metalúrgico», a necessidade de este processo reverter em favor da valorização do trabalho, com criação de emprego, aumento dos salários e redução do horário de trabalho.
9.12.2023

 

A «Indústria 4.0» no sector metalúrgico, com o aumento da automatização e da digitalização, permite aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho, reduzir o número de erros e o desperdício e conseguir maior competitividade.

Mas este processo deve reverter em favor da valorização do trabalho, através da criação de emprego, do aumento dos salários e da redução do horário de trabalho.

É importante também assegurar uma melhor organização dos processos de trabalho e a diminuição dos ritmos de trabalho e prevenir as doenças profissionais.

Há igualmente que investir na formação profissional para todos os trabalhadores, independentemente da idade, e valorizar as novas competências adquiridas.

Estas posições foram defendidas pela Fiequimetal, numa mesa-redonda que teve lugar em Cracóvia, na Polónia, a 7 de Novembro, com 20 participantes (9 homens e 11 mulheres), representantes de todos os parceiros do projecto - sindicatos da Bulgária, de Portugal, do Montenegro, da Polónia, da Macedónia do Norte e da Roménia.

No encontro foram apresentados um Manual e um Plano de Acção, preparados com base nos diversos relatórios nacionais, estudos de caso, conclusões de um workshop internacional, consultas entre parceiros, análises anteriores nesta área e literatura disponível sobre «Indústria 4.0» nos sectores industriais.

A mesa-redonda foi organizada no âmbito do projeto IMS («Industry 4.0 in Metal Sector – advancing employee involvement for a smooth transition»; Indústria 4.0 no Sector Metalúrgico - promover o envolvimento dos trabalhadores para uma transição suave), financiado pela União Europeia e do qual a Fiequimetal é parceira.

Concluiu-se que a troca de informações, os exemplos de boas práticas, o normal exercício dos direitos e a inclusão de novas questões na agenda do «diálogo social» são muito importantes. Neste quadro, os projectos europeus e regionais contribuem para o conhecimento das diferentes situações nos estados-membros da UE e nos países candidatos à adesão, bem como apoiar o trabalho diário dos sindicatos.


 

20231209PT co funded

 

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only, and do not necessarily reflect those of the European Union or European Commission. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

 

 

 

Subscrever notícias (mailing list)