O SITE Sul entende que o início das negociações do caderno reivindicativo deve ser uma prioridade imediata e necessária na VW Autoeuropa, porque é urgente aumentar os salários, para que os trabalhadores recuperem e ganhem poder de compra, numa conjuntura marcada pelo aumento do custo de vida.
9.1.2024
Apesar da campanha em curso para fazer crer que o aumento do custo de vida está a estabilizar, os trabalhadores sentem que o que se verifica é exactamente o contrário.
O início das negociações tem sido adiado, por diversos motivos alheios aos trabalhadores, e estes foram inclusivamente penalizados com cortes salariais, no último processo de lay-off, recorda-se num comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul, distribuído ontem na fábrica.
Esta situação só beneficia os interesses da administração. Devem ser criadas as condições, no imediato, para discutir a proposta de caderno reivindicativo entregue pela Comissão Sindical e pela Comissão de Trabalhadores. Considerando os resultados atingidos no final de 2023, com mais de 220 mil unidades produzidas, não há margem para a administração recusar aos trabalhadores uma resposta positiva.
Direito a negociar
A administração tem fugido à discussão da Resolução entregue em Junho de 2023, pela melhoria das condições de trabalho, e da proposta de Caderno Reivindicativo entregue em Setembro de 2023 pela Comissão Sindical (proposta onde constam matérias cuja negociação compete ao sindicato, nomeadamente as actualizações salariais).
O SITE Sul não abdica do seu direito à negociação, como previsto na lei portuguesa e como é prática noutras fábricas do Grupo Volkswagen.
Desde já, o sindicato afirma que tudo fará para que os trabalhadores atinjam os objectivos a que se propuseram: melhorar os salários e as condições de trabalho e de vida. Não fica descartado o recurso a quaisquer formas de intervenção ou luta, incluindo a discussão colectiva, com os trabalhadores, de medidas a tomar.
Ver também
— Comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa
— VW Autoeuropa tem de melhorar salários e condições em 2024 (20.12.2023)