Ao fim de seis meses, desde que recebeu o Caderno Reivindicativo aprovado pelos trabalhadores em todos os plenários, a administração da VW Autoeuropa tem de assumir uma postura séria na discussão, protestou o SITE Sul, condenando o anunciado corte revanchista no prémio de lançamento.
23.12.2025
Já passaram cerca de seis meses desde a entrega do Caderno Reivindicativo, mas a administração foge à discussão das matérias que realmente interessam aos trabalhadores, como o aumento real dos salários, e tenta introduzir matérias que nada têm a ver com as reivindicações, afirma a Comissão Sindical do SITE Sul na filial da multinacional alemã.
Seja a climatização da fábrica, sejam processos para superar supostas baixas de produção, tudo serve para fugir ao que realmente interessa e para ir empatando e adiando a discussão do aumento salarial e do plano demográfico, entre outras matérias.
Enquanto isso, nas linhas de produção acentua-se a exploração, com ritmos de trabalho extenuantes, para bater recordes de produção ano após ano.
Esta estratégia certamente não serve os interesses daqueles que todos os dias produzem a riqueza e garantem o sucesso da VW Autoeuropa, afirma o sindicato.
A administração já dispôs de tempo suficiente para analisar o Caderno Reivindicativo e, como tal, deve assumir uma postura de seriedade na discussão e ir rapidamente ao encontro das reivindicações.
Outros assuntos ou processos, como o lay-off, devem ser debatidos fora da discussão do Caderno Reivindicativo, pois não constam naquilo que foi aprovado pelos trabalhadores, afirma-se no comunicado.
Corte revanchista
Foi anunciado, na véspera da greve geral, um corte de 25 por cento no valor do prémio de lançamento. Para o SITE Sul, isto foi, por parte da Administração, uma tentativa inglória de condicionar os trabalhadores no exercício legítimo do seu direito à greve.
Esta atitude revanchista apenas mostra que o discurso patronal de apreço pelos trabalhadores serve só para entreter. Quando se trata de matérias que realmente valorizam quem produz, a administração mostra o seu desprezo por aqueles que deveria realmente valorizar.
Nada justifica tal corte, anunciado em simultâneo com notícias do sucesso do novo T-ROC. A administração deve rever a sua decisão e repor aquilo que tenta retirar.
A Comissão Sindical do SITE Sul assegura que tudo fará para ser reposto o valor integral do prémio de lançamento e para haver o devido reconhecimento do valor do trabalho, através da elevação dos salários e da melhoria das condições laborais e de vida daqueles que contribuem diariamente para o sucesso da VW Autoeuropa e dos seus sucessivos produtos.
Ver também
— Comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul
— Greve geral com forte apoio no parque da VW Autoeuropa (4.12.2025)
— Firmes na greve geral com adesão histórica (11.12.2025)


Documento da CGTP-IN
