Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

petrogal-salariosLutar, para aumentar os salários e defender os direitos, é o que a  Comissão Sindical Negociadora (Fiequimetal e Sicop) propõe aos trabalhadores, perante a falta de resposta da administração na negociação dos salários e do AE. Uma proposta de greve vai ser discutida em plenários.
20.3.2015


Na segunda-feira, a CSN reuniu-se para analisar a situação social na empresa e decidir as medidas a tomar, face à ausência de resposta da administração relativamente ao aumento dos salários e quanto à obstrução das negociações do Acordo de Empresa.
No comunicado que foi distribuído nos locais de trabalho, afirma-se que foram ultrapassados todos os limites de afrontamento aos trabalhadores, uma vez que a administração mantém o congelamento dos salários há vários anos, enquanto vai acumulando, ano após ano, centenas de milhões de euros de lucros, com distribuição de volumosos dividendos aos accionistas e chorudos vencimentos e «prémios de gestão» aos gestores.
Considerando que basta de tantos ataques aos trabalhadores, a Comissão Sindical Negociadora decidiu:
  - requerer ao Ministério do Trabalho a mediação do processo negocial do AE
  - definir uma proposta de luta (greve), a submeter à discussão com os trabalhadores.

Estão convocados plenários de trabalhadores nas seguintes datas e locais:

  • Sede (Torres de Lisboa) – 7 Abril, 10 horas
  • Refinaria de Sines – 7 Abril, 14 horas
  • Refinaria do Porto – 8 Abril, 14 horas

Sob a forma de abaixo-assinado, os trabalhadores vão também apoiar a adopção de «todas as formas de luta adequadas» por parte das organizações sindicais.

 

Ver também:

- Comunicado aos trabalhadores da Petrogal
- Abaixo-assinado

- Por aumentos justos na Petrogal (20.2.2015)

 

Subscrever notícias (mailing list)