«Rejeitamos a imposição» e «reafirmamos que a negociação deve continuar», destaca o SITE Sul, num comunicado aos trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, distribuído hoje, sobre a reunião ontem realizada com a administração, onde foi analisada a decisão patronal sobre horários de trabalho.
13.12.2017
Na reunião com a administração, o sindicato reafirmou as suas propostas, com o propósito de contribuir para uma solução que respeite os direitos e a vontade dos trabalhadores.
O SITE Sul entende que o novo modelo de horário, a aplicar entre o final de Janeiro e o início de Agosto do próximo ano, é em alguns aspectos mais desfavorável nas regras, tal como é insuficiente nas contrapartidas financeiras.
O sindicato reafirmou junto da administração que, ao contrário dos valores comunicados por esta no Flash n.º 620, o trabalho aos sábados deve ter carácter voluntário e contrapartidas que o compensem de forma digna.
A confirmar-se a aplicação daquele regime de forma unilateral, a administração estaria a assumir que coloca em causa o diálogo social que tanto apregoa; estaria igualmente a não considerar o ambiente de descontentamento existente na fábrica e a optar pela arrogância e a imposição, em substituição da negociação.
A administração da VW Autoeuropa deve ponderar os investimentos necessários no sentido de aumentar a capacidade produtiva, para responder de uma forma bem estruturada ao compromisso de produção de 240 mil unidades na fábrica de Palmela, reitera o sindicato.
Aos trabalhadores, o sindicato deixa um apelo a que fortaleçam a unidade expressa na greve de 30 de Agosto, para continuar a exigir da administração que a negociação continue e se encontre uma solução que ultrapasse o conflito.
Ficou acordada entre as partes a realização de uma nova reunião durante a próxima semana.
Ver também:
- Comunicado do SITE Sul
- Negociar é a mensagem da votação na Autoeuropa (30.11.2017)