Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

Renault-CaciaA greve de 24 horas na Renault Cacia teve a adesão de mais de 95 por cento dos trabalhadores do sector produtivo, nos dois primeiros turnos, provocando a paragem da produção e deixando bem evidente a dimensão do repúdio pelo desrespeito com que a administração tem tratado as justas reivindicações de mais 25 euros nos salários e fim do abuso de trabalho precário.
1.4.2015


A greve teve início hoje, às 6 horas, e vai terminar às 6 horas de amanhã.
Nos primeiros dois turnos, o piquete de greve, constituído por cerca de 200 trabalhadores, deslocou-se em manifestação do acesso de serviço da fábrica até junto do edifício da administração, na entrada principal, onde foram reafirmadas as exigências.
O SITE Centro-Norte, numa informação que divulgou esta tarde à comunicação social, considera incompreensível e absolutamente inaceitável que a administração tenha decidido uma actualização salarial de 12 euros, tendo em conta que os trabalhadores não tiveram aumento de salário em 2014, e sabendo-se que a fábrica de Cacia teve um volume de negócios, em 2013, de mais de 278 milhões de euros e um resultado líquido positivo de mais de quatro milhões de euros. E, mesmo não sendo ainda resultados finais, também já é conhecido que obteve resultados positivos (lucros) também em 2014. Não pode agora a administração vir, novamente, alegar previsões futuras para continuar a explorar os trabalhadores.
O SITE C-N e a sua Comissão Sindical na Renault Cacia saúdam os trabalhadores pela unidade e disponibilidade para a luta que hoje demonstraram e exortam-nos a manterem-se firmes na defesa dos seus justos objectivos.
A algumas horas de entrar o último turno, o menos numeroso, não restam já dúvidas de que esta foi uma das maiores greves ali realizadas nos últimos anos. O sindicato e os trabalhadores vão esperar uma resposta da administração, mas admitem que não poderão esperar muito sem decidirem novas formas de luta.

Ver também:
- Nota de imprensa do SITE Centro-Norte (e contacto para declarações à comunicação social)
- DN saúda os que resistem e lutam (26.3.2015)
- Dias de luta de Norte a Sul (23.3.2015)

Fotos da luta de hoje
Mediabox CK message : No files found in the directory : 20150401RenaultCacia

 

Subscrever notícias (mailing list)