Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20150402OlivAzemeisNão se vislumbrando uma saída para as negociações da contratação colectiva das indústrias químicas e da metalurgia e metalomecânica, os representantes dos trabalhadores foram à Silampos e à Simoldes, dirigentes de associações patronais, reclamar a rápida actualização dos salários e a reposição da normalidade negocial. Deve haver uma primeira reacção positiva já no dia 9, quinta-feira.
4.4.2015


A Silampos é presidente  da AIMMAP (metalurgia) e a Simoldes  é vice-presidente da APIP (plásticos, um dos subsectores do contrato colectivo da indústria química).
Na metalurgia, as negociações arrastam-se. Na química, as associações patronais impõem um prolongado bloqueio.
Os dirigentes e delegados sindicais reuniram-se esta quinta-feira, dia 2, na Casa Sindical da CGTP-IN no Porto, no quadro da actividade da Fiequimetal e dos sindicatos filiados, para  discutirem a situação da contratação colectiva nestes sectores de actividade. Desta discussão nasceu a iniciativa de se deslocarem, logo após a reunião, àquelas duas empresas, em Oliveira de Azeméis, nas localidades de Santiago de Riba e César.
Nos documentos entregues à Silampos e à Simoldes, afirma-se a determinação de prosseguir e intensificar as acções de luta que se mostrarem necessárias para defender os direitos contratuais e melhorar os salários dos trabalhadores.

Química

Na Simoldes foi entregue uma proposta em que se reafirma a disponibilidade da Fiequimetal para dar seguimento ao processo negocial, a partir do ponto onde foi interrompido, em 2006. No entanto, porque a melhoria do poder de compra dos trabalhadores constitui um imperativo, propõe-se que seja dada prioridade à revisão salarial.
Esta proposta vai ser enviada às diversas associações patronais subscritoras do contrato colectivo de trabalho (CCTV) das indústrias químicas.

Durante a concentração, frente à Simoldes Plásticos, foi aprovada uma resolução, igualmente entregue à empresa, a reclamar a actualização imediata dos salários dos trabalhadores. Salienta-se que, passados oito anos sobre o último acordo entre as partes para as tabelas salariais e demais matérias de expressão pecuniária, os salários estão profundamente desactualizados e há mesmo quatro grupos que estão hoje muito abaixo do salário mínimo nacional.
A Fiequimetal reivindica para 2015 um aumento salarial nunca inferior a 30 euros.

Aos trabalhadores da Simoldes Plásticos, os participantes na concentração distribuíram uma tarjeta em que a Fiequimetal expõe três exigências que apresentou à administração da empresa:
- A retoma das negociações e aplicação integral dos direitos do CCTV;
- Que nas negociações seja dada prioridade à revisão da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária;
- Que, como prova da sua boa-fé, comece por actualizar os salários na Simoldes, repondo o poder de compra perdido nos últimos anos.

Metalurgia

Até à próxima reunião com os representantes sindicais, agendada para 9 de Abril, a AIMMAP deve mandatar a comissão negociadora patronal, para que esta apresente uma contraproposta e aceite negociar a melhoria dos salários dos trabalhadores do sector.
Esta sugestão concreta foi feita no dia 2 à administração da Silampos, na sua qualidade de presidente da AIMMAP. Consta de uma resolução, aprovada durante a concentração de dirigentes e delegados sindicais, frente à fábrica, reivindicando a actualização imediata dos salários dos trabalhadores.
No documento sublinha-se que, passados sete anos sobre o último acordo entre as partes para recomendação da aplicação de uma tabela salarial e subsídio de refeição no sector, o salário de 11 dos 20 níveis profissionais está abaixo do salário mínimo nacional.
Em contraste, nos últimos dois anos, pela voz da AIMMAP e das principais empresas do sector, tem sido feita propaganda aos excelentes resultados obtidos nas exportações, que cresceram 8,8 por cento em 2014.

Ver também:
- Resolução da metalurgia
- Resolução da indústria química
- Proposta salarial para a indústria química
- Tarjeta distribuída na Simoldes


Silampos

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20150402Silampos


Simoldes
Mediabox CK message : No files found in the directory : 20150402Simoldes

 

Subscrever notícias (mailing list)