Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

GalpEnergia-arquivoNo dia 15, sexta-feira, os trabalhadores da Petrogal (Grupo Galp Energia) estão convocados para expressarem em Lisboa o seu protesto e a exigência de defesa do Acordo de Empresa e dos direitos ameaçados.
13.1.2016


Pelas 10h30, no Largo da Luz (junto ao Colégio Militar), tem lugar a concentração inicial de trabalhadores vindos de diversos locais de trabalho, com destaque para as refinarias de Sines e do Porto. Dali, seguirão a pé para junto da sede da Galp Energia, nas Torres de Lisboa.

Uma segunda concentração está marcada para as 12h30, frente à Assembleia da República.

A jornada é organizada pela Fiequimetal e pelo Sicop, cujos representantes integram a comissão sindical negociadora.

Justos motivos

Os objectivos das concentrações remontam àqueles que estiveram na origem da decisão de convocar greve de 28 a 30 de Dezembro:

- Parar a ofensiva da Administração contra a contratação colectiva e os direitos nela consagrados;
- Aumentar os salários e melhorar a distribuição da riqueza produzida pelos trabalhadores;
- Contrariar a eliminação de direitos específicos dos trabalhadores de turnos;
- Combater a desregulação e o aumento dos horários;
- Defender os regimes de reformas, de saúde e outros benefícios sociais.

Esta acção insere-se igualmente na resposta ao despacho antigreve com que o actual Governo, tal como o anterior, se colocou ao lado dos grupos económicos e contra os direitos dos trabalhadores.

Durante a jornada de sexta-feira, dia 15, será prestada informação sobre as formas de luta decididas, após as greves da semana passada, bem como sobre as diligências judiciais e políticas realizadas pelas estruturas representativas dos trabalhadores.

Ver também:
- Começou em força a greve na Petrogal (8.1.2016)

 

Subscrever notícias (mailing list)