Com mais de cinco mil assinaturas, recolhidas durante cerca de um mês nos locais de trabalho, com o esforço de dirigentes, delegados e activistas dos sindicatos da Fiequimetal e da Fectrans, foi ontem entregue na Assembleia da República a petição que exige a revogação do Decreto-Lei 133/2013 e dos cortes que com ele o governo do PSD e do CDS impôs aos trabalhadores do sector empresarial do Estado.
14.4.2016
Junto à escadaria do Palácio de São Bento reuniram-se, cerca das 15 horas, representantes dos trabalhadores de empresas do SEE.
No plenário interveio o secretário-geral da CGTP-IN, que sublinhou o valor da contratação colectiva e exigiu o seu cumprimento, acabando com um diploma que veio menorizá-la e que reduziu os valores pagos relativamente a subsídio de refeição, abono de ajudas de custo e de transporte, e trabalho extraordinário.
Até junto da concentração deslocou-se o deputado Bruno Dias, do PCP, que valorizou a luta dos trabalhadores, assinalando que não defendem só os seus direitos e interesses, mas também a causa da população e as funções sociais do Estado.
Ver também:
- Petição para revogar o DL 133/2013 (7.3.2016)